Observatório de Políticas Ambientais

Contribuir para o acompanhamento das políticas governamentais de meio ambiente, promover os conceitos e as práticas do desenvolvimento dustentável, identificar ações bem sucedidas do governo e da sociedade para a construção de uma Agenda Positiva do Meio Ambiente.

Essas são algumas das metas do Observatório de Políticas Ambientais do Estado do Rio de Janeiro (OPA), o mais novo espaço de discussão e avaliação das intervenções reconhecidas como ambientais fundado por sete ONGs – ISER, Viva Rio, Grude, IBG, CIDS/FGV, IBAM, Redeh. Uma iniciativa pioneira, o OPA acaba de lançar seu site na Internet: http://www.opa.org.br.

Pepita de Ouro

Em cada gota de água há uma pepita de ouro, segundo um provérbio segundo um provérbio da Ásia Central. Este o título de um estudo disponível na página do GEF, em

http://www.gefweb.org/meetings/WaterForum/intro%20spanish.pdf, e que analisa o problema da escassez da água no mundo. O texto menciona que a história do mar de Aral não é um fato isolado. Em todo o mundo, desde o lago Chad na África até o Pantanal na América do Sul e o rio Mekong na Ásia, a escassez da água, os conflitos relacionados com este elemento e a contaminação são problemas que agoniam os governos nacionais e as comunidades locais.

Montanhas

O Ano Internacional das Montanhas – 2002 – está provocando atividades em dezenas de países de todo o mundo. A data foi proclamada pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de criar consciência sobre a importância planetária dos sistemas montanhosos, fomentar o debate e as ações ambientalmente sustentáveis nesse ecossistema. Embora o governo brasileiro ainda não tenha criado o seu comitê nacional as atividades de mobilização já começaram por iniciativa da ONG Crescente Fértil, com sede em Resende – RJ, contando com um leque de parcerias que vem crescendo rapidamente. Além do Seminário de Mobilização Nacional Ecodesenvolvimento de Montanhas, que será realizado em agosto, no Parque Nacional do Itatiaia, também está no ar o site: www.itatiaia.org.br. Confira!

Leave a Reply

Your email address will not be published.