Uma janela para o mundo

O astronauta Dan Bursch olhou o mapa, consultou seu relógio e literalmente voou para a janela. Não queria perder o que logo ia passar por seu caminho: o Monte Everest. O ponto mais alto da Terra. O Sol estava começando a sair sobre o Tibete quando divisou o Himalaia a 350 km abaixo de sua nave. “O ângulo do Sol deu um relevo incrível às montanhas”, recorda. “O Monte Everest parecia estar saltando para mim! Foi uma dessas visões que permanecerão para sempre gravadas em minha memória”. Ele capturou a cena utilizando uma máquina digital e a enviou por correio eletrônico à Terra – um postal imponente desde a Estação Espacial Internacional.

A Estação Espacial é um excelente lugar para observar a Terra. “Atualmente há 16 janelas na estação espacial, nove das quais olham normalmente para a Terra”, disse Julie Robinson, uma cientistas de Lockheed Martin que estuda a Terra.

A janela é o lugar favorito dos astronautas, que freqüentemente a visitam com uma máquina para tirar fotos. Julie Robinson e seus colegas do Laboratório de Análises de Imagens e Ciências da Terra (Earth Science and Imaging Analysis Lab) no Centro Espacial Johnson analisaram milhares de fotos e dizem que são extraordinariamente nítidas. Algumas das fotos mostram detalhes da Terra menores que seis metros – quase o tamanho de um ônibus.

“Uma janela transparente, um astronauta e uma máquina é uma poderosa combinação”, disse Greg Byrne, diretor do Projeto de Observações da Terra pela Tripulação da NASA, no JSC. “A maioria dos satélites apontam para baixo, mas os astronautas podem olhar em qualquer direção e notar o insólito.

De olho na Terra

Portal

Para ver a fotos visite o Portal de Fotografía de Astronautas, http://eol.jsc.nasa.gov

Leave a Reply

Your email address will not be published.