
Até o início de 2005, todas as escolas públicas e privadas de Cachoeiro de Itapemirim, principal cidade do sul do Espírito Santo, estarão participando do programa pedagógico Rio Vida na Escola, desenvolvido pela concessionária de saneamento básico, Citágua, com o objetivo de esclarecer e sensibilizar professores, estudantes e seus pais sobre a importância do tratamento de água e esgoto para a saúde e o meio ambiente.
Até agora mais de 10 mil alunos, 900 professores e 5 mil pais de estudantes participaram das atividades do programa, que envolvem aulas, debates e visitas as Estações de Esgoto e Água. Para dar suporte ao Rio Vida na Escola, a Citágua montou um auditório, com modernos equipamentos audiovisuais, e um centro de recepção de visitantes, anexos à Estação de Esgoto.
Uma das atividades iniciais do projeto – pioneiro no Espírito Santo, é um curso de capacitação de 8 horas para professores de educação infantil, fundamental e ensino médio com ênfase para os conteúdos relacionados ao saneamento básico, incluindo visitas às estações de tratamento de água e de esgoto. Os próprios professores elaboram projetos para a inserção do tema no currículo.
O Rio Vida na Escola conta com a assessoria técnica da professora Adriana Penedo, especialista em educação ambiental e integrante do corpo docente das Faculdades São Camilo de Cachoeiro. Um grupo de professores daquela instituição de ensino superior está concluindo as peças didáticas que darão apoio as aulas sobre o assunto, no ano letivo que começa agora.
Segundo Adriana Penedo a idéia é que o tema seja tratado não somente nas aulas de Ciências ou nas que tratam especificamente da água. “É importante que o saneamento básico esteja presente no dia-a-dia da escola e da comunidade e que as crianças desde cedo compreendam os mecanismos utilizados para o tratamento da água e do esgoto”, diz a assessora pedagógica.
Ela conta que a disseminação de informações foi um item fundamental na implantação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto e auxiliou a diminuir o número de reclamações que sempre são geradas quando se debate a localização das estações de tratamento de esgoto (ETEs).
Nascentes
Uma atividade que tem ajudado a mobilizar a comunidade na defesa da água, conforme informa Adriana Penedo, é o Rio Vida Florescer que promove a adoção de nascentes. Alunos e pais são incentivados a promover o plantio de árvores nas margens e nascentes dos mananciais que abastecem a cidade de Cachoeiro do Itapemirim. “A adoção possibilita que a população também se sinta responsável pela preservação dos rios”, explica.
Ela acrescenta que a partir de 2004 o programa incluirá uma ficha de avaliação para alunos e professores auxiliando na mensuração do acréscimo de conhecimento obtido com o desenvolvimento do programa.
Experiência
A Citágua é a única concessionária privada de saneamento básico do Espírito Santo. E a partir do final de 2004, Cachoeiro será a primeira cidade capixaba a contar com esgoto tratado para todos os bairros. O Rio Vida na Escola iniciou suas atividades há dois anos e meio, quando começou a construção da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, inaugurada em junho de 2003.
Leave a Reply