Citágua é exemplo de PPP

“Investimentos em esgoto tratado têm alto retorno em desenvolvimento econômico para uma cidade, além dos enormes efeitos para a saúde da sua população e para o meio ambiente”. A afirmação é do diretor técnico da Citágua, Antônio Carlos Brandão de Alencar, ao se referir ao Programa Rio Vida, implantado pela empresa, que está transformando Cachoeiro do Itapemirim (ES) na primeira cidade capixaba – e uma das poucas do Brasil – a ter esgoto tratado para todos os bairros.

Brandão de Alencar destaca que o poder público e as empresas privadas podem utilizar esse diferencial na captação de novos empreendimentos e programas para o município, estimulando assim a criação de mais emprego e renda.

O diretor da Citágua argumenta também que o bem-sucedido modelo adotado pelo município para resolver seus problemas de saneamento básico demonstra aos empresários de fora e demais formadores nacionais de opinião a ampla visão de futuro que municipalidade e cidadãos cachoeirenses possuem. “Hoje, o próprio presidente da República defende a concessão, como feita pela Citágua, como uma das soluções para os problemas nacionais de saneamento básico”, afirma. Em junho último, o governador Paulo Hartung, na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade, construída em dois anos pela Citágua, declarou: ”Cachoeiro está fazendo o que o Brasil precisa fazer. É uma parceria importante entre o público, que vira regulador e fiscalizador, e o privado, que investe”.

A Citágua é a primeira concessionária privada capixaba de serviços de saneamento básico. A empresa assumiu a concessão em 1998 e está investindo R $ 50 milhões, em valores daquele ano, na modernização e ampliação dos serviços de água e esgoto de Cachoeiro.

Ainda nos primeiros meses de 2004, metade das residências da cidade contarão com esgoto tratado. O odor típico do esgoto que o Rio Itapemirim exala, em vários pontos, estará praticamente solucionado até início de 2005. Mais de 40 km de redes de esgoto estão sendo implantadas, além 3,5 km de interceptores nas margens do rio. A Estação de Tratamento de Esgoto foi dimensionada para atender a cidade até o ano de 2 028, quando a população será de 280 mil habitantes. A tecnologia belga utilizada tem comprovada eficiência e é internacionalmente reconhecida.

Antes do Programa Rio Vida, a Citágua implantou o Projeto Água, que ampliou em 60% a oferta desse produto, resolvendo também os sérios problema de qualidade e distribuição da água tratada para os bairros. A Citágua tem como acionista majoritário o Grupo Águia Branca, um dos maiores conglomerados do país de transporte, logística e outros serviços, e conta com a participação da Cepemar- Serviço de Consultoria em Meio Ambiente Ltda.

Qualidade 1

A Citágua foi a primeira empresa de saneamento capixaba e uma das primeiras do Brasil a receber a ISSO 9001 para todas as etapas do abastecimento de água.

Qualidade 2

Redução do índice de perdas de 50% para 35% é outro dado exibido com orgulho pela operadora. Também o consumo de energia foi reduzido em 40% desde 1998 quando a Citágua começou a operar o sistema.

Leia mais sobre este assunto

Citágua se firma no mercado das concessões privadas

Nova ETE vai tratar esgoto de Cachoeiro do Itapemirim

Leave a Reply

Your email address will not be published.