
O cloro usado em desinfecção de água pode ser apresentado de várias formas, tais como cloro líquido (cloro gás liquefeito) e o hipoclorito de sódio.
O cloro líquido (gás liquefeito) é o desinfetante de água potável mais usado no mundo inteiro e também com o menor custo específico (R$ por metro cúbico de água) por ter 100% de teor de cloro ativo.
Os benefícios do uso do cloro, como desinfetante, são mundialmente reconhecidos por profissionais da área da saúde, por políticos e responsáveis por órgãos públicos, pela mídia e pela população em geral.
Por mais de 90 anos a cloração tem desempenhado um papel fundamental na proteção da água potável contra as doenças de veiculação hídrica. A filtração e a desinfecção com cloro têm sido responsáveis por grande parte dos 50% de aumento na expectativa de vida nos países desenvolvidos, durante o século XX. Este fato levou a revista Life a citar a “filtração e cloração da água” como um dos mais significativos avanços da saúde pública, no último século.
No Brasil a revista Veja considerou a cloração como um dos 100 (cem) maiores feitos do milênio.
Nos Estados Unidos a primeira cidade a usar a cloração da água, com sucesso, foi Chicago, em 1908. No Brasil, a cloração foi iniciada em 1926 pela antiga Repartição de Águas e Esgotos de São Paulo, na capital. No Rio de Janeiro, começou em 1934.
Além da desinfecção da água, o cloro também é usado em tratamento de piscinas, sanitização de alimentos e equipamentos, desinfecção hospitalar e desinfecção de efluentes.
Fique por dentro
O cloro está presente no dia-a-dia dos hospitais; mamografias, filmes para raios-X e nos reagentes para laboratórios.
É também utilizado na esterilização e higenização dos ambientes hospitalares, ajudando, significativamente, no combate às infecções.
Produtos à base de cloro protegem as lavouras, assegurando o fornecimento de grãos e vegetais.
Através do uso da água sanitária (hipoclorito de sódio) os alimentos são higienizados.
Leave a Reply