A esperança nos pequenos

Ao tomar contato com o material referente ao concurso de desenhos e pinturas infantis promovido pelo Pnuma e Fundação Japonesa para a Paz temos a sensação muito forte de que nem tudo está perdido. A extraordinária percepção desses jovens sobre as estreitas ligações entre o meio ambiente e a vida são uma recompensa e tanto para os esforços que vêm sendo feitos por muitas gente, em todo o mundo para ampliar a visão sobre a inter-relação entre os diversos fenômenos naturais e o equilíbrio da vida no planeta.

Isto é particularmente reconfortante quando vemos o país entrar, perigosa e afoitamente na agricultura transgênica olhando apenas para o aspecto econômico e duvidando (oxalá o tempo dê razão aos defensores dessa alternativa!) que possa haver dano ambiental ou à saúde das pessoas.

Como esta edição traz também um alerta das pesquisas realizadas na fronteira do México, sobre o impacto do livre comércio – principalmente o aumento relevante da circulação de caminhões – sobre a saúde das crianças é bom que estejamos atentos. O mínimo que precisamos é não ser levianos.

Se o mundo será deles futuramente temos obrigação de não deixar uma herança maldita.

E muito mais: temos o dever de preservar-lhes a vida e a esperança!

Boa leitura!

Cecy Oliveira

A Vez dos Leitores

Edição brilhante

Queria cumprimentar vocês pela excelente edição 183. Destaco principalmente as matérias das editorias de Legislação e Empresas, que trazem as últimas novidades sobre temas tão atuais como os transgênicos e os possíveis efeitos do uso do cloro. Embora todos reconheçam vantagens no uso desses produtos não se pode deixar de alertar sobre possíveis consequências. Não devemos esquecer que a talidomida quando apareceu foi saudada como o remédio salvador. Depois todos conheceram seus terríveis efeitos. Sobretudo quando se trata de crianças, todo o cuidado é pouco! Também gostei muito do artigo sobre a força da religião e lembrei que em 2004 a Campanha da Fraternidade será sobre o tema água. Esperamos que seja uma grande ajudar para ampliar os alertas que muita gente, e especialmente a Aguaonline vem fazendo sobre a importância deste insumo. Deus conserve vocês firmes e atuantes!

Geneci Cordeiro Mendonça – São Paulo

Dia do monitoramento

Interessante a notícia sobre o Dia do Monitoramento que possibilita aos jovens acompanhar e conhecer melhor as condições de nossos mananciais. Esta prática deveria ser adotada pelas nossas escolas pois as crinças terão que lidar, futuramente, com problemas sérios de escassez de água. Nada mais oportuno que aprendam na escola como acontece a deterioração.

Osmar Duarte

Sugestões

Tenho algumas sugestões a fazer para melhorar “ainda mais” esta importante revista.

1. inserção de um ícone denominado “fale conosco”, juntamente com os ícones: saneamento, meio ambiente, empresas e produtos, etc.

2. A inserção de uma agenda de atividades do Comitê das Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí CBH-PCJ. Este Comitê é extremamente eficiente, responsável e ativo. Faço parte de 2 Câmaras Técnicas e represento o município de Jundiaí nas Câmaras Técnicas (Saúde Ambiental (CT-SAM) e Outorgas e Licenças (CT-OL)). A revista poderia informar aos seus leitores sobre a Agenda do Comitê, para que os interessados possam participar e se envolver nos temas abordados. No mês de novembro haverá uma comemoração, extremamente importante, sobre os 10 anos de comitê, vale a pena conferir.

3. Tenho muita dificuldade em conseguir importação de livros técnicos sobre cianobactérias e outros envolvendo saneamento e meio ambiente. Deixo mais uma sugestão, que façam um down load com as melhores livrarias nacionais para nossa consulta e aquisição de livros.

Maria Elisabete Botan – Bióloga

Leave a Reply

Your email address will not be published.