Empresa espanhola faz diagnóstico do saneamento no RGS

Morales: trabalho está começando

Ganhadora da licitação para realizar um diagnóstico sobre as necessidades em termos de saneamento em 227 municípios gaúchos de menos de 5.000 habitantes, a empresa espanhola Intecsa-Inarsa começa essa semana esse levantamento que deverá estar concluído em oito meses. O projeto está sendo executado com recursos doados ao Rio Grande do Sul pelo governo espanhol.

Conforme o representante da empresa no Brasil, engenheiro Francisco Martinez Morales, a primeira etapa constará de um levantamento sobre as condições de saneamento de todos os municípios gaúchos com até 5.000 habitantes, com análise da infra-estrutura de: água, esgoto, drenagem, controle de cheias e resíduos sólidos. Está prevista uma reunião com os prefeitos dos municípios que serão alvo da pesquisa para explicar os objetivos e a metodologia de trabalho.

Com o diagnóstico concluído será feita a segunda etapa, que inclui a oferta de solução para os problemas detectados, vindo depois a hierarquização e a busca de financiamento para implantação dos sistema o que pode incluir até mesmo parcerias público privadas (PPP).

Após a coleta dos dados as informações serão processadas na matriz, na Espanha e posteriormente o Banco de Dados será instalado na Secretaria de Obras Públicas e Saneamento e disponibilizado na Internet. Morales avalia que entre 10 e 12 especialistas gaúchos e espanhóis trabalharão no projeto que será coordenado pelo engenheiro espanhol Manoel Tena de Ávila. Ele diz também que a empresa tem bastante experiência neste tipo de trabalho já tendo realizado um projeto semelhante, só que em menor escala, no Paraguai.

Outras experiências latino-americanas da empresa incluem a elaboração do Plano de Desenvolvimento do Altiplano e preservação do Lago Titicaca (Peru-Bolívia), Plano de Resíduos de Buenos Aires e Bogotá.

A Intecsa-Inarsa, que atua na área de consultoria e engenharia, foi fundada em 1965 e atualmente está entre as primeiras e mais diversificadas empresas espanholas de consultoria e engenharia além de já ter atuado em mais de 60 países. A atuação diversificada inclui estradas, pontes, estradas de ferro, represas, planos hidrológicos, canais, portos, gasodutos, centrais de energia, meio ambiente, túneis e obras de saneamento.

Conselho das Cidades

Leave a Reply

Your email address will not be published.