
Um abraço ao Lago Guaíba, no dia 04 de outubro, às 17h, a partir da Prainha do Gasômetro, além de uma cerimônia no marco que assinala as nascentes das três regiões hidrográficas do Rio Grande do Sul abrem as atividades da X Semana Interamericana e III Semana Gaúcha da Água que assinala os Dez Anos de Mobilização pela água no Estado.
Entre os mais de 200 eventos que vão se realizar em todo o Estado destacam-se o Seminário Internacional da Água, de 08 a 11 de outubro, na Fiergs, e a Romaria das Águas, com a tradicional procissão fluvial, no dia 12 de outubro.
Veja aqui um resumo da programação
e participe!
Fórum Internacional
Autoridades em gestão dos recursos hídricos e meio ambiente, dos quais 17 palestrantes estrangeiros, estarão reunidos no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, durante os dias 8 a 11 de outubro, buscando soluções para conter a previsão de que, em menos de 30 anos, cerca de três bilhões de pessoas enfrentarão problemas crônicos de falta de água em pelo menos 52 países.
O Fórum é uma iniciativa da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) juntamente com o Governo Federal, através dos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria das Obras Públicas e Saneamento, e da Prefeitura de Porto Alegre, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para algumas comunidades, os limites de consumo da água já são impostos e fiscalizados há muito tempo, como o caso do Tribunal das Águas, instituído em Valência (Espanha), há 1.040 anos com poderes para abrir processos judiciais em casos de detecção de desperdício e contaminação. O presidente do Tribunal das Águas, Vicente Nacher, estará na capital gaúcha para apresentar essa experiência durante o Fórum.
Estão programadas 12 oficinas temáticas abordando desde o trabalho dos comitês de bacias hidrográficas à educação, comunicação social, legislação, agroecologia, saneamento, o semi-árido e uma das mais recentes ameaças à água boa, o mexilhão dourado, um molusco originário da China e sem predadores na América Latina, que já causa prejuízos ao ecossistema e ao funcionamento de Itaipu Binacional, por exemplo.
Outras sugestões
Centro escolares
Organize palestras ou seminários escolares para promover uma melhor gestão da água na escola. As opiniões das crianças, os docentes e o pessoal administrativo devem ser o ponto focal.
Organize concursos de conhecimento, pintura, narrativas e jogos sobre temas relacionados com o cuidado da água, hábitos de higiene e cuidado do ambiente.
Empresas de água potável
Organize eventos técnicos para analisar e buscar solução aos problemas de gestão e abastecimento de água potável em sua cidade.
Realize atividades de projeção de vídeo e filmes educativos sobre água à comunidade, forneça informação sobre os planos de ampliação de coberturas, dirima as dúvidas sobre micromedição, demonstre a transparência de seu gestão. A análise conjunta permitirá entender a necessidade de tarifas justas mas que assegurem ótima operação e manutenção.
Organizações de agricultores
Realize campanhas de limpeza e descontaminação de fontes naturais de água.
Organize eventos para a discussão e análise do uso da água na agricultura, a contaminação da água por uso de praguicidas e o uso de tecnologias que promovam a economia da água.
Empresas comerciais
Apóie a elaboração de materiais de promoção e difusão das mensagens del água. Sua responsabilidade social está em jogo!
Colabore na difusão das mensagens do DIAA colocando-as em seus centros comerciais.
Clubes esportivos
Coloque nos estádios mensagens alusivas ao cuidado da água.
Assegure-se de que suas instalações hidráulicas e seus serviços sanitários estejam em ótimas condições.
Incentive que os líderes esportivos apóiem a campanha, porque eles têm uma influência muito positiva sobre as crianças e jovens.
Existem diversas ações que você pode impulsionar para cuidar a água. Lembre-se: ela é um bem vulnerável e precisa de nossos cuidados.
Celebrando a Semana da Água
Autoridades nacionais e locais:
Promover a organização de comitês coordenadores interinstitucionais para planejar as atividades do DIAA.
Impulsionar a realização de alianças entre o setor público e privado para prover recursos (humanos, materiais e financeiros) destinados à execução das diferentes atividades.
Organizar eventos de análise, reflexão e busca de soluções para os diferentes problemas da água. Integrar as empresas de água, entes reguladores e comitês de usuários. Todos têm um importante papel neste processo.
Organizações comunitárias
Organize festivais e feiras para promover temas alusivos ao DIAA.
Participe com autoridades locais na organização de seminários para analisar e buscar soluções a curto e médio prazo para os problemas da água. Organize campanhas de controle de vazamentos, melhoria de instalações, desinfecção da água, limpeza e desinfecção de caixas da água.

Meios de Comunicação
Apóie a difusão da celebração do DIAA.
Realize entrevistas com as autoridades sobre a problemática da água em nível nacional e local.
Coloque em seus espaços jornalísticos, de rádio e televisão mensagens alusivas ao cuidado e proteção da água.
Apresente temas de interesse relacionados com a água: os desafios do milênio, a disponibilidade de água na Região, uso e contaminação, progressos alcançados na gestão integrada dos recursos hídricos, a promoção de uma nova cultura da água, etc.
Promova concursos de redação de artigos sobre a água.

Transporte e indústria
Coloque em suas unidades de transporte cartazes com mensagens alusivas ao cuidado da água.
Limpe sempre suas unidades tratando de não desperdiçar a água.
Organize fóruns, mesas-redondas e seminários para reflexionar sobre a importância da água no desenvolvimento industrial, o uso da água nos processos industriais, o papel da indústria na conservação deste recurso e o emprego de tecnologias e processos limpos.
Leave a Reply