Rio Branco, AC – Foi aprovado no último dia 06/09, durante o 1º Encontro Internacional de Jornalismo Ambiental da Amazônia a Carta de Rio Branco. O documento, aprovado por aclamação, por todos os participantes, ressalta a importância da informação ambiental no processo de desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Carta de Rio Branco
Os 183 participantes do 1° Encontro Internacional de Jornalismo Ambiental da Amazônia, realizado de 4 a 6 de setembro de 2003, em Rio Branco, capital do Acre, afirmam neste documento a importância estratégica da informação ambiental de qualidade na construção de um modelo de desenvolvimento ecologicamente sustentável e socialmente justo.
Assim, após três dias de debates e uma visita de campo ao seringal Cachoeira, no município de Xapuri, acharam por bem divulgar as seguintes recomendações:
a.Que a informação ambiental de qualidade, através dos meios de comunicação, seja reconhecida como condição necessária e estratégica para o desenvolvimento sustentável na região amazônica;
b. Que os veículos de comunicação reconheçam a importância da Amazônia e das questões ambientais na pauta das discussões públicas, de caráter nacional e internacional;
c. Que as empresas de comunicação reconheçam a importância do trabalho do jornalista na formação de opinião da sociedade, para que estas participem das definições das políticas públicas brasileiras;
d. Que os jornalistas busquem meios de fazer uma interação com a sociedade, criando uma parceria para gerar massa crítica em prol de uma melhor qualidade de vida para todos;
e. Que as novas tecnologias de comunicação sejam utilizadas para criar espaços alternativos de interação entre os jornalistas e a sociedade;
f. Que os jornalistas retomem a prática do jornalismo feito no local onde os fatos estejam acontecendo, saindo das redações para o cenário real.
O II Encontro Internacional de Jornalismo Ambiental da Amazônia está programado para setembro de 2005 em Belém do Pará (PA).
Rio Branco (AC), 06 de setembro de 2003
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos leitores
Material
Gostaria de saber se a Aguaonline possui programa de educação ambiental e material disponível para doação a pessoas interessadas no assunto e se o tema da Semana da Áhgua é somente ligado à água.
Se for possível que me enviem material em forma de texto ou até apostilas com trabalhos que possam ser feitos com crianças e adolescentes. Seria muito útil a mim pois sou professor de Ciências e Biologia na rede pública e todo o material é bem-vindo.
Fabio Verna Felix
Terceira idade
Sou assistente social e escritora e trabalho como voluntária no Grupo Vida de Barueri e escolhemos o tema água para trabalhar este trimestre. Poderia indicar-me textos que eu pudesse consultar para a terceira idade neste tema?
Teresa Oliveira
Tema de discussão
A revista Aguaonline, devido à qualidade de suas matérias, tem-me sido muito útil na preparação de minhas aulas, pois utilizo bastante seus artigos como tema de discussão e atualização com os alunos. Parabéns e continuem assim.
Prof. José Fernando Miranda – Juiz de Fora MG –
Leave a Reply