
Sensibilizar a sociedade civil sobre a importância de se manter limpas as casas, cidades, ruas, estradas e praças públicas e ao mesmo tempo estimular o exercício da cidadania são os objetivos básico do Dia Interamericano da Limpeza e Cidadania – DiadeSol, instituído pela Organização Pan-americana da Saúde (OPAS/OMS) e Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (Aidis) com a parceria da OEA, Associação de Água e Esgoto do Caribe (CWWA), Cepal e Pnuma.
A data escolhida para a celebração é o terceiro sábado do mês de setembro. A atividade destaca ainda que a filosofia que norteia o evento é de que a casa ( ou cidade, ou rua, ou praça) limpa não é a que mais se limpa, mas a que menos se suja.
Outros objetivos a serem alcançados com a celebração são:
Mobilização da sociedade para a limpeza urbana e rural, o manejo dos resíduos sólidos domésticos, especiais e perigosos e a prevenção e controle da contaminação dos solos e da água e sua relação com a saúde pública;
Fomentar um trabalho cooperativo e orgânico entre os parceiros da iniciativa e outras instituições;
Desenvolver sinergias de grande impacto na opinião pública estabelecendo pautas comuns sobre instrumentos, procedimentos e estratégias a empregar para promover a data nas Américas.
Neste ano de 2003 o tema proposto é “Limpeza: tarefa de todos”.
No Rio Grande do Sul a celebração está sendo coordenada pela seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) que propôs a reflexão sobre Um Dia Sem Lixo. Para assinalar a data foi promovido um café da manhã para a imprensa com o propósito de esclarecer a proposta que enfatiza a não geração de lixo e o consumo sustentável.
Aproveitando as sobras
Reduzir, reciclar, reutilizar são as regras básicas para gerar menos resíduos. Como este exemplo de sapatos fabricados com sobras de couro. Levando-se em conta a quantidade de material que sobra nas inúmeras fábricas somente do Vale dos Sinos (RS) pode-se dizer que é uma nova indústria florecendo.
Informações sobre este produto: tel:(51) 9127.5503.
Engenheiro químico
A APEQ – Associação Profissional dos Engenheiros Químicos do RS realiza, em comemoração ao Dia Nacional do Engenheiro Químico, – 20 de setembro – três eventos voltados aos profissionais. No dia 17, às 19 horas, no plenário do CREA-RS (Guilherme Alves, 1010 – 5º andar- Porto Alegre) acontece a palestra técnica ” Tecnologia em Equipamentos de tratamento de águas para reuso industrial”. No dia 18, às 19 horas, também no CREA-RS acontece o painel “Papel do engenheiro químico diante da exigência legal do PPP”. Já dia 19 de setembro, das 8h30min às 17h30min, com o apoio do CREA-RS, a APEQ realiza o Seminário Alternativa para Destinação de Pneus.
O evento, que também acontece na sede do Conselho, em Porto Alegre, tem no programa temas como legislação referente à destinação de pneumáticos, apresentação de estudo quanto ao reaproveitamento de pneus, entre outros. O valor da inscrição é de R$ 50,00 e de R$ 30,00 para profissionais sócios da APEQ. Maiores informações e inscrições através dos fones (51) 3221.6086, 3212.3772, 3320.2274.
Ciclo total
Como enfatizou a socióloga Jussara Pires, diretora da ABES-RS, é preciso que todos se preocupem com o descarte dos produtos após o uso, o que significa prestar atenção desde a concepção do produto, preferindo os que têm origem em ecodesign, o transporte, a comercialização e a reciclagem.
Parcerias
Entre os parceiros da promoção do evento no Rio Grande do Sul estão o Núcleo de Ecodesign da UFRGS, a Abigraf e o Centro Nacional de Tecnologias Limpas (CNTL-Senai-Fiergs).
Na programação que integra o evento foram desenvolvidas atividades no Colégio Santa Rosa de Lima, de Porto Alegre – que desenvolve educação ambiental sobre este tema – e sensibilização durante as festividades da Semana Farroupilha, pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana de Porto Alegre.
Resíduos industriais
A Fundação Estadual de Proteção Ambiental do Rio Grande do Sul (Fepam-RS) aguarda para dentro de 40 dias o plano definitivo para destinação de 57 mil tambores de resíduos industriais armazenados por 50 empresas em pavilhões da NTA Tecnologia Ambiental, de Caxias do Sul. Segundo o Serviço de Resíduos Industriais (SRI) do órgão ambiental, os vários contatos prévios vêm sendo mantidos para fornecimento de subsídios técnicos deverão possíbilitar a rápida aprovação do plano e em um ano estará completada a remoção.
A Fepam considera que este é o maior passivo ambiental armazenado do Estado, mas ressalta que existem muitas áreas do RS com resíduos enterrados e que deverão passar por processo de remediação. Quase 11 mil barris com borra de tinta, cerca de 10 mil com lodo de Estação de Tratamento de Esgotos, 8,6 mil barris de lodo galvânico, 8,2 mil barris de aparas de papel com plástico e 5,4 mil barris com solventes incluem-se na relação apresentada à Fepam.
Leave a Reply