Marte está derretendo

Não é todo o dia que temos a oportunidade de ver desaparecer uma calota planetária de gelo, mas no últimos dias isto foi possível. Tudo o que se necessitou foi um céu limpo, um telescópio no pátio e um mapa astral apontando para Marte.

O planeta é essa fulgurante estrela vermelha que se destaca no céu e cuja aproximação máxima da Terra foi no dia 27 de agosto.

O tamanho de Marte aumentou tanto nas últimas semanas que até um telescópio caseiro mostrava detalhes da superfície do planeta: nuvens de pó, terrenos vulcânicos, e as cratera de antigos impactos. O melhor é que a calota do Pólo Sul composta de CO² ou gelo seco reflete mais a luz solar do que qualquer outra parte do planeta. O hemisfério sul de Marte está inclinado para a Terra e a calota brilhante é muito fácil de observar.

No entanto este gelo está em processo de derretimento. Similar ao que acontece na Terra, Marte tem estações que determinam o aumento ou diminuição no tamanho das calotas. “No final da primavera no Pólo Sul de Marte” afirma Dave Smith, cientista planetário do Centro Goddard de Vôos Espaciais (Goddard Space Flight Center). “A calota polar está se reduzindo porque o sol primaveril incide diretamente sobre ela”.

À medida que a calota derrete, vão se abrindo gretas, como rachaduras negras com uma borda irregular. Recentemente, por exemplo, astrônomos usando telescópios de 8 ou mais polegadas observaram uma cordilheira que emerge do gelo. Smith disse que “estas são as Montanhas de Mitchel, chamadas assim em homenagem ao astrônomo de Ohio que as descobriu há 150 anos. Ao sul destas montanhas, um escuro e desolado despenhadeiro, denominado Rimas Australis, atravessa o gelo polar.

Também pode ser vista a “Região Enigmática”, uma região escura com largura de centenas de quilômetros.

As calotas polares estão compostos de ar marciano que se congela durante o inverno. Dependendo da época do ano, mais de ¼ da atmosfera marciana fica junto ao solo a o redor dos pólos.

À medida que passam as estações, o dióxido de carbono oscila para cima e para baixo, flutuando no ar durante os meses mais quentes. A pressão global planetária do ar varia em 25%.

Atualmente a calota polar sul está em evaporação, o que significa que o CO² está se precipitando para a atmosfera. Enquanto a calota sul está evaporando, a do Pólo Norte está crescendo: é um fenômeno de compensação. A pressão total do ar será mais alta quanto mais baixa for a quantidade de CO² sobre a superfície. O pico seguinte com características similares se espera para princípios de outubro, quando começa o verão no hemisfério sul de Marte.

O aumento na pressão tem conseqüências interessantes. Não torna a atmosfera de Marte tão densa como a terrestre. A pressão do ar em Marte em seu ponto máximo é 100 vezes menor do que a da Terra, mas poderia tornar-se suficientemente espessa em alguns lugares para permitir que a água flua.

Naves espaciais da NASA detectaram água congelada no subsolo de Marte. A água em estado líquido, por outra parte, é escassa.

Nesta matéria se faz uma referência a que a calota polar marciana “se derrete” ou “se evapora”. Um físico do espaço diria com mais propriedade que “a calota polar sofre um processo de sublimação”. Em outras palavras, o CO² congelado, também conhecido como “gelo seco”, se transforma diretamente do estado sólido ao estado gasoso sem passar por uma fase intermediária, o estado líquido.

A batalha dos transgênicos

O provimento do Agravo Regimental, proposto pelo IDEC e Ministério Público Federal contra a liminar concedida pela Desembargadora Selene Maria de Almeida, vem ao encontro do entendimento do Ministério do Meio Ambiente da necessidade de realização de EIA/RIMA e o seu conseqüente licenciamento ambiental para o plantio em escala comercial da soja transgênica. Com isso, fica restabelecida a decisão de primeira instância proferida pelo Juiz Federal Antônio Prudente.

Ressalta ainda o Ministério do Meio Ambiente que mesmo antes do deferimento do Agravo, o plantio comercial da soja transgênica não estava autorizado, pois sua liberação comercial continuava condicionada ao licenciamento ambiental de tais atividades, nos termos das Leis 8974/95 e 6938/81 e da Resolução CONAMA nº 305/02.

O Governo Federal continua a desenvolver esforços, no âmbito do Grupo de Trabalho Interministerial no sentido de propor um marco legal que regulamente de forma clara as atividades comerciais e de pesquisa envolvendo OGM’s.

Por que o gelo derrete?

Em um dia quente de verão o gelo não derrete mas evapora passando diretamente do estado sólido ao gasoso. Isto acontece porque a pressão do ar é realmente baixa. Entretanto, um mínimo aumento na pressão poderia ser suficiente para fazer com que o gelo derretesse e a água fluísse sob o sol de verão.

Por outro lado, a densidade do ar favorece a formação de tormentas de pó, que são um grave problema em Marte. Ocorre às vezes que pequenas nuvens de pó alimentadas por ventos aquecidos pelo sol, se estendem até cobrir todo el planeta. Em 2001 uma tormenta formada desta maneira durou meses e frustrou os astrônomos, que não podiam ver através da neblina.

Quando a calota polar temporário desaparecer por completo Smith recomenda a observação da calota polar permanente. “A calota polar permanente está composta de água congelada que permanece debaixo de calota temporal formada de CO²”, explica Smith.

Enquanto a calota temporal cobre uma zona extensa (de 90’a 60’ de latitude) e superficial (de só um metro de profundidade), a calota permanente é compacta e de uns 3 quilômetros de profundidade. “Aloja uma massa de água comparável à massa da lua marciana Fobos”. Para os astrônomos que observam a calota de água-gelo parecerá um nó compacto branco a 10o (de latitude) do pólo.

Créditos

Autor:Dr. Tony Phillips

Funcionário Responsável da NASA: Ron Koczor

Editor de Produção: Dr. Tony Phillips

Curador: Bryan Walls

Relações com os Meios: Steve Roy

Tradução para o Espanhol: Ariadna Martínez/Carlos Román

Editor em Espanhol: Héctor Medina

Para entender o caso:

A decisão de primeira instância dispõe que:

a) é exigida a realização de EIA/RIMA para o plantio em escala comercial da Soja Round up Ready;

b) está proibida a comercialização de sementes da Soja RR até a regulamentação da matéria relativa à segurança alimentar;

c) está suspenso o plantio comercial até que sejam esclarecidas falhas da CTNBio;

d) está proibida aos Ministérios da Agricultura, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e da Saúde a expedição de autorização;

e) estão suspensas as autorizações emitidas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.