Fórum da ONU alerta para a crise da água

Um alerta ao fato de que mais de 2 milhões de crianças morrem a cada ano de doenças que têm como fator gerador o uso de água não tratada ou a sua falta foi o ponto de partida para o apelo do secretário-geral da ONU, Kohfi Annan, à comunidade internacional para evitar o agravamento da crise da água. Ele pediu que todos se mobilizem para a ação com o objetivo de reduzir substancialmente, até 2015 o número de pessoas que ainda carecem de acesso à água segura e serviços adequados de esgoto.

“Prover o acesso ao saneamento para todos, especialmente para os pobres, é vital”, disse Annan em mensagem enviada aos participantes do Fórum Internacional de Água Doce, realizado em Dushanbe, no Tajiquistão, país que foi o autor da proposição de se considerar 2003 como o Ano Internacional da Água Doce.

“Isto também é crucial para o sucesso de nossa luta contra a pobreza, a fome e as doenças” ele declarou, ressaltando que a Cúpula do Milênio colocou entre suas prioridades reduzir em 50%, até 2015, o número de pessoas sem acesso aos serviços de água e esgoto.

“Hoje se estima que 1,2 bilhão de pessoas carecem de acesso à água segura e a 2,4 bilhões não contam com adequados serviços de esgoto,” acrescentou, alertando que a quantidade e qualidade da água segura estão decrescendo em todo o mundo devido à poluição, excesso de consumo e má gestão.

“Nosso desafio agora é passarmos dos compromissos à ação, a projetos concretos”, advertiu Annan. “Nós precisamos aumentar a produtividade da água, particularmente na agricultura, obtendo mais grãos por gota de água utilizada”.Os gerenciadores de bacias hidrográficas precisam estreitar relações especialmente entre aquelas várias bacias que são compartilhadas por mais um país, ressaltou.

“E nós necessitamos melhores estratégias de gestão para promover tanto o acesso eqüitativo como o suprimento adequado. Ainda não é muito tarde para prevenir uma severa escassez de água nas próximas décadas mas ninguém pode ignorar esse grande risco” finalizou.

Festival da água

Estão abertas as inscrições à apresentação de trabalhos no 4º Festival Água no 3º Milênio na estância hidromineral de Caxambu, Sul de Minas Gerais. Sem pagamento de qualquer taxa, até 30 de novembro ambientalistas e artistas podem mandar seu pedido de inscrição ao e-mail: festivalaguano3milenio@hotmail.com O evento é uma iniciativa da Associação Novo Encanto.

Fórum no RGS

O ministro do Meio Ambiente, Menandro Grisetti, do Paraguai, confirmou participação no Fórum Internacional das Águas, que se realiza de 8 a 11 de outubro em Porto Alegre (RS) no Centro de Eventos da Fiergs e integra as comemorações da Semana Interamericana da Água que tem como lema ”A água é um bem vulnerável. Vamos cuidar bem dela!”.

O Fórum é uma iniciativa da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) juntamente com o Governo Federal, através dos Ministérios do Meio Ambiente e das Cidades, do Governo do Rio Grande do Sul, através da Secretaria das Obras Públicas e Saneamento, e da Prefeitura de Porto Alegre, com a chancela da Organização das Nações Unidas (ONU) e parceria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS).

Leave a Reply

Your email address will not be published.