Um verão extremamente quente e seco está deixando atônitas as autoridades do hemisfério norte que redobram os esforços para manter o abastecimento de água nos níveis de segurança imprescindíveis para que cumpra o seu papel de insumo essencial à vida.
Aqui no Brasil a Portaria 1469 – que estabelece os padrões de potabilidade – ainda está longe de estar totalmente implantada por causa das dificuldades das empresas de saneamento e serviços municipais de água em atender aos requisitos. Mais distantes ainda estão os pequenos municípios e as zonas rurais que operam sistemas precários, muitas vezes compostos apenas de poços e rede, sem nenhum tipo de desinfecção.
Não é por acaso que nestas regiões estão os maiores índices de mortalidade infantil do país e os maiores gastos com internações hospitalares por doenças de origem e veiculação hídrica. Gastos estes que seriam suficientes, na maioria dos casos, para propiciar água de qualidade a estas populações.
Governos e comunidades deveriam prestar um pouco mais de atenção a essa questão da segurança da água no momento em que estão sendo feitos os planos na área de infra-estrutura. Este é um item “básico” que não pode mais ser adiado nem deixado de lado. É artigo de primeira necessidade!
Boa leitura!
Cecy Oliveira
A Vez dos Leitores
Tratamento de água
Novo microorganismo I
Essa matéria é bastante oportuna para refletirmos um pouco sobre a nossa pequenez e arrogância pois queremos saber tudo e vamos destruindo as coisas que natureza levou milhões de anos para construir. Esperemos que pelo menos as novas gerações sejam mais respeitosas com o meio ambiente e incutam um pouco mais de juízo na cabeça de nossos mandatários.
Eliseu Resende – MG
Novo microorganismo II
Águaonline está sempre nos surpreendendo positivamente com matérias de excelente conteúdo como está que mostra mais uma faceta fascinante da água. Cumprimentos pela escolha do assunto.
Jorlene Silveira
Novo microorganismo III
Muito oportuno trazer essas informações sobre pesquisas sobre esta da Lago Vostok. É ótimo para nos mantemos atualizados.
Leonor Monteiro – AM
Leave a Reply