Ar: uma questão de saúde e qualidade de vida

As estatísticas sobre a influência da qualidade do ar na manutenção da saúde e da própria vida, levantadas pela Organização Mundial da Saúde no Relatório 2000, citadas pelo presidente da Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental ( Aidis), deixaram surpresos até mesmo especialistas que vêm se dedicando ao estudos dos efeitos da poluição na saúde e qualidade de vida no Planeta Terra.

Quando paramos para pensar que a contaminação da atmosfera por material particulado foi responsável por mais mortes do que a AIDS ou as doenças diarreicas, a alarme é ainda maior porque essa é uma poluição muito mais difícil de combater.

Esses efeitos perversos de um desenvolvimento baseado nos combustíveis fósseis só agora começam ser desvendados com mais clareza mas ainda estão muito circunscritos a técnicos e especialistas que podem freqüentar simpósios e congressos onde estes dados aparecem.

A democratização da informação começa a ser afigurar, cada vez mais, como um direito da população. Não somente para preservar a liberdade, mas até mesmo para poder defender sua saúde e até mesmo sua própria sobrevivência.

Estas são manchetes que não podem ficar confinadas a publicações especializadas mas ganhar a grande imprensa para mobilizar consciências e demover governos de levar em conta somente o econômico.

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A Vez dos Leitores

Contra a poluição

Eu tenho apenas 10 anos e acho que o nosso país está sendo acabado por causa da poluição de ruas, rios.

Thamires Lima

Revistinha

Eu me chamo Fernando Jr . Me cadastrei no Águaonline para saber mais sobre água. Na minha escola Instituto Laura Vicuña estão fazendo uma história em quadrinhos sobre a água para ensinar as crianças a não desperdiçá-la A pessoa que está coordenando a nossa revista é professora Lillián, de Português. Quem quiser patrocinar a revista é só mandar um e-mail para mim.

Fernando Jr. – fjunior@pampanet.com.br

ANA

Sou professor de Manejo de Bacias Hidrográficas do Curso de Engenharia Florestal da UFPR ha mais de 20 anos. Tenho me possicionado contra a criação da ANA sempre. Concordo com João Bosco Serra e espero que o Governo Lula acabe mesmo com esta Agência. Fiz Doutorado e pós-doutorado na Espanha trabalhando com Gestão de Bacias Hidrográficas (Planos Hidrológicos) e posso dizer que este não é o modelo predominante na Espanha. Apesar de propagar que o modelo brasileiro é meio que cópia do modelo da França, a origem de se trabalhar com a Bacia Hidrográfica como Unidade de Planejamento é da Espanha. A discussão sobre esta questão da existência da ANA exige uma debate nacional dentro do princípio de USO MÚLTIPLO e do domínio da NAÇÃO sobre o patrimônio ambiental AGUA. Aqui no Paraná a situação de tentativa de privatização (pela criação das UEDs – Unidades Executivas Descentralizadas) que funcionam como ANAs Regionais vem sendo analisada pelo Governo Estadual. Espero realmente que não se avance nesta linha de criação das UEDs. A discussão é longa…mas sempre é bom lembrar que os Comitês de Bacias (democratizados…e não burocratizados…) devem ser fortalecidos pois é o espaço único da discussão.

Nivaldo Eduardo Rizzi

Aguaonline

Quero parabenizar “Aguaonline”, pelo excelente trabalho em beneficio do saneamento e meio ambiente.

Aridson França: aridson.canario@embasa.ba.gov.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.