Para vencer o inimigo é preciso lançar mão de táticas de guerra. Por isso Águaonline inicia uma campanha sistemática contra a poluição da internet. Adote e siga as seguintes orientações:
Grandes empresas NÃO usam correspondência do tipo corrente. A Microsoft e a AOL não estão oferecendo US$ 245 a cada repasse de e-mail, e a Ericsson NÃO está doando celulares de graça.
A AMBEV e a NESTLÈ NÃO estão dando kits gratuitos para quem repassar e-mails e mandar confirmação para o endereço indicado.
A MTV NÃO lhe dará o direito de ficar nos bastidores se você remeter correspondência a um monte de gente.
NÃO existe uma organização de ladrões de fígado. Ninguém está acordando numa banheira cheia de gelo, mesmo se um amigo jurar que isto aconteceu ao primo do amigo dele.
Se o(s) último(s) desastre (s) envolvendo foguetes da NASA espalharam partículas de plutônio sobre a Costa Leste Americana, você acha realmente que esta informação chegaria ao público por e-mail?
Corte aqueles quilômetros de cabeçalhos dos e-mails. Quando quiser enviar a mesma mensagem a vários amigos use o recurso CCO (com cópia oculta). É mais educado e preserva o endereço de seus amigos.
Você NÃO vai morrer nem ter azar no amor se arrebentar uma corrente. Sejamos inteligentes e recusemos esse tipo imbecil de ajudar hackers e spammer (propagandas).
Escrever um mail ou enviar qualquer coisa pela Internet é fácil…NÃO acredite automaticamente em tudo. Observe o texto, reflita, analisetudo isto antes de repassar aos amigos.
Cuidado! Muito cuidado com mensagens-lista de dados de pessoas,
que cada um vai assinando, colocando seus endereços e telefones reais, repassando. Podem facilmente serem utilizados por assaltantes e seqüestradores, etc.
E sobretudo NÃO compre ou contrate qualquer produto ou serviço anunciado através de “milhões” de e-mails. Mesmo que você o tenha bloqueado em sua caixa postal ele continuará chegando, inúmeras vezes, pois os remetentes mudam continuamente. A internet já dispõe de inúmeras opções de sites e publicações que são excelentes veículos para as empresas anunciarem.
Agora, SIM, repasse esta mensagem a seus amigos e conhecidos, e ajude a colocar ORDEM nessa imensa casa chamada Internet. Quando reenviarem mensagens, retirem os nomes e e-mails das pessoas por onde os e-mails já passaram: há programas rodando na Internet para “pegar” tudo que tiver antes e depois de um “@”. Isso é vendido para Spamers, que muitas vezes espalham vírus.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Comunicadores e o tema água
Acho ótimo criar uma lista das obras que estão sendo feitas, dos cursos, dos encontros, exemplos de casos que deram e dão resultados, muitas ongs também precisam mostrar o que de fato fazem, muitas não resistiriam a uma análise de aplicação de seus recursos financeiros…. Precisamos transparência para ter credibilidade… É um bom começo…
Altair Roberto de Carvalho
Fenômenos biológicos nas ETEs I
Trabalho em uma empresa de saneamento, e usamos entre outras metodologias o aguapé e solos com cultivo de arroz, atingindo ótimos resultados de eficiência e custo de implantação, gostaria de ter informações de outras pessoas que estão desenvolvendo o mesmo trabalho.
Fernando Augusto de Carvalho – fac@wetland.com.br
Matéria mais recomendada
A matéria com o maior número de recomendações de leitura feita pelos leitores a seus amigos na edição 164 foi o artigo sobre os Fenômenos Biológicos e as ETEs, publicado na Editoria Ponto de Vista.
A segunda matéria a receber, também, um grande número de recomendação de leitura foi: Retenção de 50 da cobrança pelo uso da água é criticada em SP.
ETEs II
Gostaria de mais informações sobre as ETEs. Não concordo com a afirmação de que o governo deve investir em áreas prioritárias tais como saúde, educação, energia e não incluir o saneamento básico nesta área. O saneamento básico é fundamental para obter uma população sadia. O saneamento básico está diretamente relacionado a saúde pelas doenças de veiculação hídrica. Segundo o Banco Mundial, para cada real investido em saneamento economizam-se R$ 3,00 em saúde. Isto, porque quando um indivíduo vai ao médico e constata-se uma doença de veículação hídrica como cólera, febre tifóide, etc o médico o trata através de antibióticos. Este indivíduo consegue a cura nesta moléstia mas se não houver o saneamento esse mesmo indivíduo tem uma enorme possibilidade de retornar ao consultório médico com a mesma doença. Assim, se não houver investimentos em saneamento o antibiótico sempre será apenas um agente paliativo e não um agente capaz de erradicar o problema. Essa erradicação é feita através do saneamento. Á disposição para quaisquer dúvidas,
Halley Dias de Oliveira
ETEs III
Gostaria de saber em qual etapa do tratamento de esgoto seria aplicada a terra e o aguapé; onde estão sendo feitos testes e se, esse processo já está sendo aplicado em alguma ETE.
Kelly – kellypas@ig.com.br
Resposta do autor do artigo:
Estou propondo que o elemento terra seja aplicado logo na entrada do esgoto a ser tratado. Será tentado alcançar a sua presença, nas suas diversas formas, em todas as etapas da ETE. Quanto ao elemento aguapé referente às macrófitas aquáticas será colocada, em pequena quantidade, nos casos de lagoas de aeração, logo na entrada, primeiro para abastecer de oxigênio as bactérias quimiossintetizantes. Se necessário, será colocado, no meio do processo de tratamento. Será colocado também na etapa final, nos casos de lagoas de decantação, como fator de polimento. A parte referente aos fitoplanctons do elemento aguapé, nas diversas formas, estes atuarão em todas as etapas da ETE, crescendo em sua quantidade e diversidade, de forma exponencial, desde início até o final do processo de tratamento. Não está sendo feito nenhum teste em grande escala semelhante ao que estou propondo. Há várias cidades que estão empregando o aguapé sem contar com o elemento terra e com muito pouca circulação de água. Posso informar que a maior ETE da América Latina, utiliza o aguapé, em uma das etapas de tratamento. Tenho realizado experimentos rudimentares com sucesso, inclusive, recebendo dejetos, suínos e industriais.
Materiais sobre água
Agradeço o envio das informações, e venho por meio deste solicitar, se possível, o envio de materiais relacionados a questões sobre a água (poluição, importância da água, doenças referentes à água, possível escassez), já que sou acadêmica do 4º ano do curso de Ciências licenciatura plena, pela Universidade estadual do Centro – Oeste, e esse ano preciso apresentar o trabalho de conclusão de curso, e o tema que escolhi é poluição das águas ( rios ).
Odiméia Teixeira
Leave a Reply