A partir de 4 de junho acontece o Fórum Nacional das Águas, em Poços de Caldas [MG], que contará com os maiores especialistas brasileiros em recursos hídricos. Estão confirmados pesquisadores como Aldo Rebouças e Carlos Loreti [USP]; Thomaz Mata Machado [Projeto Manuelzão – UFMG] e Jorge Haggi; e representantes de associações de usuários e ONGs, como Francisco Lahoz [Consórcio Intermunicipal do Rio Piracicaba], Carlos Alberto Lancia [Associação Brasileira da Indústria de Águas Minerais], a atriz Lucélia Santos, e Márcio Santos [Instituto Estrada Real].
O Fórum Nacional das Águas, uma promoção da Prefeitura Municipal de Poços de Caldas, tem como objetivo subsidiar a 1ª Conferência Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento, que será realizada este ano, pelo Ministério do Meio Ambiente. As conferências e palestras do Fórum terão como diretrizes básicas o debate sobre os desafios mundiais para a justa distribuição dos recursos hídricos, seu uso e gestão, no contexto da Agenda 21; a análise sobre avanços e recuos da política das águas no Brasil; e a discussão dos princípios para a constituição do pacto ambiental brasileiro.
Entre os temas que estarão em análise figuram: Água: Fonte de Guerra ou Paz?; As Águas no Pacto Ambiental Brasileiro Lei das Águas: Balanço Positivo?; Comitês de Bacia: Experiências de Sucesso; Qualidade das Águas e Controle dos Resíduos Industriais; As Águas e o Desenvolvimento Urbano Sustentável.
Mais informações: denise@redemkt.com.br
Melhores práticas
Estão abertas até 4 de julho a inscrição para o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local, através do site:
https://webp.caixa.gov.br
O Programa visa identificar, documentar, avaliar, premiar e difundir as melhores experiências em gestão local resultantes de ações e projetos nos quais a CEF tenha atuado como parceria, financiando, repassando recursos e ou prestando apoio técnico, de forma a incentivar a adoção de práticas semelhantes e contribuir para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento sustentável dos assentamentos humanos
Os projetos elegíveis são aqueles onde o Agente Promotor é um Município, uma Unidade da Federação, uma entidade municipal ou estadual da administração direta ou indireta, um Agente privado ou uma Organização da Sociedade Civil; aqueles relacionados à gestão e ao desenvolvimento local sustentável ou os cuja conclusão tenha se dado nos últimos três anos ou que estejam em andamento, dentro de 18 categorias temáticas.
As 10 melhores práticas serão contempladas com “estudo de caso” no valor de R$25.000,00 e serão inscritas no “Best Practices and Local Leadership Programme” – BLP, em 2004, que nessa Edição será realizada na cidade de Barcelona, Espanha.
Ecoturismo
Informações completas e atualizadas sobre 30 atividades ecoturísticas, como mergulho, surfe, rapel, trekking, pesca, passeios a cavalo e de barco, encontradas em 62 municípios fluminenses, estão reunidas no guia “Turismo Ecológico Rio de Janeiro”, que o Sebrae/RJ que está sendo lançado na XI Bienal Internacional do Livro, que acontece de 15 a 25 de maio, no Riocentro. A publicação, inédita, traz informações sobre aventuras em terra, água e ar, com opções de diversão junto à natureza, como rios, praias, lagoas, montanhas, mirantes e parques ambientais nacionais e estaduais.
Com 286 páginas, ilustradas por imagens, o guia revela as atrações turísticas naturais de todas as regiões do Estado do Rio: Agulhas Negras, Costa Verde, Vale do Ciclo do Café, Metropolitana, Serrana, Costa do Sol, Costa Doce e Noroeste Fluminense. As regiões são apresentadas com mapas e indicações das atividades disponíveis ao viajante em cada localidade, além de um perfil ambiental, histórico e cultural. O guia identifica e lista os principais roteiros, trilhas, operadoras, hotéis, pousadas, restaurantes e serviços variados. O valor (R$ 29,00) inclui um mapa completo do Estado do Rio, encartado na publicação.
Leave a Reply