Tem gente que ainda pensa que comprar 1 milhão de e-mails e mandar uma “cartinha” para o pobre usuário da internet é a melhor forma de divulgar sua empresa ou serviço. Nada mais enganoso e desperdiçante de esforços, dinheiro e paciência dos que diariamente precisam limpar um verdadeiro “entulho” de sua caixa postal.
Nossa cruzada, aqui e agora é contra o lixo na internet. Está na área de acabar com a poluição virtual!
Em um artigo intitulado Por uma nova ética na publicidade on-line o especialista Roberto Eckersdorff afirma que “o faroeste, a terra de ninguém, que caracterizou os primeiros anos da mídia on-line está com os dias contados. As ofertas para atrair anunciantes/empresas ao novo mundo virtual, quase sempre ao arrepio de preceitos éticos básicos como o direito à privacidade e à liberdade de escolha, caducaram”.
Para ele “a publicidade na Internet ainda vem se apegando aos padrões da “velha escola”. A veiculação publicitária on-line continua a ser, de modo geral, opressora, autoritária e invasiva. Liberdade é um conceito unilateral, do qual o consumidor/internauta não participa. E nada mais contrário ao espírito da Internet”.
Segundo descreve Eckersdorff, em seu artigo, pesquisas recentes têm mostrado de maneira enfática o quanto são malvistos, por exemplo, alguns dos formatos on-line em uso, a invadir nossa tela sem que possamos impedí-los, e os spams, a atulhar nossas caixas postais, quase sempre sem que possamos evitá-los. Não é difícil de imaginar o que também pensa o consumidor sobre o anunciante que se vale desses recursos.
Mas, conforme prevê, “o futuro será um lindo presente para as empresas (anunciantes, agências, veículos) que trabalham na Internet segundo preceitos rígidos de ética”. Ele cita novos formatos de anúncios on-line e o surgimento de associações para zelar por normas básicas de liberdade com responsabilidade, como a AMI – Associação de Marketing Interativo, como indicativos de um novo caminho.
Nós, da Aguaonline, acreditamos que as parcerias que lançamos e que têm propiciado aos nossos leitores a ampliação do acesso à informação – o bem mais apreciado da internet – sejam o melhor caminho para se atingir a desejada viabilidade econômica, que dá o suporte necessário para se fazer mais e melhor, e ao mesmo tempo oferece resultados concretos, em termos de fixação de marca e produto, para os parceiros.
É isso que temos prometido – e cumprido – oferecendo, através da informação, o retorno desejado por aqueles que têm estado a nosso lado nestes três anos de luta.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Enchentes
Sou engenheiro e tenho um projeto para acabar com as enchentes de São Paulo,
preciso de apoio para desenvolver estudos.
Altair Roberto de Carvalho – altairoberto@yahoo.com.br
Morcegos
Os morcegos são peças fundamentais para nosso meio ambiente. Além de destruir os insetos servem para medicamentos.
Anderson Marlon dos Santos
Água da Amazônia
Eu acho que esses projetos para melhorar a nossa água sã omuito bem-vindos. Afinal sem água nos não vivemos. Em princípio a nossa água é uma riqueza e temos que cuidá-la.
Trabalho voluntário
Sou mestre em Gestão Ambiental (PPGEP-UFSC) e estou desenvolvendo pesquisa na área de saneamento. O projeto é simples, funcional e de muito baixo custo (em torno
de R$70,00 por família de 5 pessoas).Tenho conseguido bons resultados. Mas o que menos imaginava é que teria uma enorme dificuldade para encontrar pessoas ou
organizações (ONGs ou Governo) interessadas neste tipo de projeto, como trabalho voluntário e transferência de conhecimento sem custo. Parece que existe é só discurso a respeito do assunto (saneamento básico) ou interesse por projetos de grande vulto que possam render dividendos para todos. Se pudessem me ajudar a encontrar pessoas ou organizações interessadas neste tipo de trabalho agradeceria. Será que pedir para trabalhar de graça é visto com desconfiança?
Ronaldo Torres – ronaldotorres@yahoo.com.br
Parabéns
É a primeira vez que escrevo para vocês, o que já não era sem tempo, pois tal
site, é de grande valia para mim e para vários colegas, fonte de pesquisa
constante. Quem vive no mundo da causa da água, não pode ficar sem conectar ao Aguaonline. Felicito todos por este excelente trabalho e continuem assim.
Vicente de Paula Rodrigues – Coordenador Sudeste da FNU-CUT.
Leave a Reply