Gestão dos recursos hídricos em Porto Alegre

A seção gaúcha da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-RS) promove, de 21 a 23 de maio, em Porto Alegre (RS), um curso básico sobre Capacitação em Gestão de Recursos Hídricos.

No programa, entre outros, serão abordados os seguintes temas: Gerenciamento de Recursos Hídricos – fundamentos e evolução; Modelos de Gestão de Recursos Hídricos – evolução; Formação e funcionamento de Comitês; Planejamento na gestão dos recursos hídricos: Enquadramento; Plano de Bacia; Plano Estadual de Recursos Hídricos; Plano Nacional; Principais Instrumentos de Gestão:

– Outorga de direito do uso da água; Cobrança do uso da água; Sistema de Informações.

O objetivo é capacitar representantes da população, de usuários da água, de órgãos públicos e profissionais para atuarem nas atividades de gerenciamento de bacias hidrográficas e contribuírem para a implantação do Sistema Estadual de Recursos Hídricos.

Inscrições: ABES-RS

ou pelo e-mail:ABES-RS

Comitês de Bacia

O leitor José Leitão de Albuquerque Filho está completando sua dissertação de mestrado e solicitou a ajuda dos integrantes dos comitês de bacias para que respondam o questionário abaixo, até 15/05, de modo que ele tenha elementos para seu trabalho. As respostas devem ser encaminhadas para: leitaoalbuquerque@hotmail.com

Dados do CBH: Nome do CBH: Data de criação: Presidente: Contato no CBH- Endereço Postal: Rua – Bairro – Cidade – Estado – Cep

Possui Comitês de Sub-bacias? Total de Comitês de Sub- bacias? Relacionar as principais

Participa do Consórcio de Municípios para Recursos Hídricos? Participa do Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas?

1 – O CBH desenvolveu (desenvolve, vai desenvolver) estratégia de Educação Ambiental, conforme recomenda a Resolução Nº 5 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, sobre as atribuições dos CBH, em seu Art. 7º – Inciso:

“VI – desenvolver e apoiar iniciativas em educação ambiental em consonância com a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, que institui a Política Nacional de Educação Ambiental; ”?

2 – Apontar os 3 principais conflitos ambientais no âmbito da bacia.

3 – O CBH tem (Está elaborando), Não tem Plano de Recursos Hídricos da Bacia, conforme Resolução Nº 17 do CNRH?

4 – O CBH tem (está elaborando) não tem planos para solucionar os conflitos ambientais apontados no item 2? Como?

5 – O Poder Público representado no CBH reconhece a Política Nacional de Recursos Hídricos efetivamente como política pública ? Participação do Poder Público (ausente, presente, atuante)

6 – O que atrai a sociedade para atuar no CBH?

7 – O que afasta a sociedade do CBH?

8 – O CBH desenvolve estratégias de promoção da cidadania participativa, de comunicação ambiental e de mobilização social? como ?

9 – Aponte um ponto forte e um ponto fraco do CBH.

10 – Aponte um ponto forte e um ponto fraco da Política Nacional de Recursos Hídricos.

Transporte perigoso

A Interação Ambiental – empresa especializada em consultoria de Meio Ambiente – estará realizando, no Rio de Janeiro, de 19 a 20 de maio o curso Gestão de Transporte de Produtos Químicos. O evento dará ênfase especial às normas específicas da ABNT, recentemente revisadas e que estão em vigor desde o dia 31/03/2003. Trata-se de um conjunto de 10 normas técnicas (NBR 7500, NBR 7501, NBR 7503, NBR 9735, NBR 10271, NBR 12982, NBR 13221, NBR 14064, NBR 14095 e NBR 14619) que abordam os mais diversos requisitos obrigatórios para o transporte terrestre de produtos perigosos.

Informações: Interação

Água – bem público

Aproximadamente 400 pessoas já fizeram sua inscrição para participar do Simpósio Internacional Água: Bem Público Universal, que acontece de 20 a 22 de maio, no Rio Grande do Sul.

O simpósio reunirá autoridades nacionais e internacionais no assunto para buscar alternativas que garantam água para todos nas próximas décadas. Durante o simpósio, serão realizadas conferências, oficinas e

minicursos. Entre os palestrantes estarão o professor Riccardo

Petrella, secretário geral do Comitê Internacional para o Contrato

Mundial da Água e autor do livro O Manifesto das Águas – Por um

Contrato Mundial, e a indiana Vandana Shiva, pós-doutora em Filosofia

da Ciência e fundadora do Research Foundation for Science, Tecnology

and Ecology, de Nova Deli, Índia, onde acontecerá o próximo Fórum

Social Mundial.

A atividade servirá para marcar na Unisinos o Ano

Internacional da Água Doce, proclamado pela ONU, e preparar a

Campanha da Fraternidade de 2004, que tratará a questão. As

inscrições continuam abertas.

Informações: Linha direta (51) 5911122 ou no endereço:unisinos

Leave a Reply

Your email address will not be published.