Os recursos hídricos como mercadoria

Pelo menos ¼ dos mais de 1.800 leitores que responderam à enquete sobre a água ser ou não considerada como mercadoria, sujeita portanto às leis do mercado responderam afirmativamente considerando que este fato poderia reverter positivamente na sua preservação. Ou seja, uma vez sendo precificada no mercado de capitais isto poderia contribuir para que tivesse uma maior valorização e assim pudesse ser melhor conservada.

Este percentual, somado aos 32,4% assinalados para a opção 4, ou seja, a água deve ser considerada mercadoria quando for insumo para a fabricação de produtos, soma a 50% dos leitores que começam a admitir a possibilidade de que para determinados fins a água pode ser considerada uma mercadoria.

Esse retrato da opinião de leitores familiarizados com aspectos relacionados com as várias facetas da água indica que à visão da água como um insumo essencial à vida e abundante na natureza se somam outras que alertam para a disputa que em muitas partes do mundo já se faz por ela.

Pelo que nos oferecem ao retratarem o pensamento dos leitores as enquetes são ótimos indicadores do grau de adesão das comunidades ao debate de temas tão cruciais como este. E gratificam pela ampla participação.

Obrigada a todos que participaram!

Boa leitura!

Cecy Oliveira – editora

A Vez dos Leitores

Desperdício

Torna-se de extrema urgência discutir e orientar as pessoas em relação aos desperdícios que grande maioria da população tem praticado contra este bem que se torna mais raro a cada dia. Parabéns pelas matérias.

Maria Margareth Souza

Água da chuva

Eu sou estudante do curso de Marketing e resolvi fazer o trabalho sobre reaproveitamento de água da chuva, gostaria se possível me envie as matérias sobre este tema ou que me indique as fontes de consultas. Desde já agradeço,

Ana Paula de Andrade

Depois será a água

Por enquanto a política de assalto armado da gangue do Pentágono está tomando conta do petróleo do mundo. Depois assaltarão os mananciais de água do planeta. E, adivinhem, onde atacarão? No “Iraque” da água que é a Amazônia. E já começaram o assalto. Com o pretexto de combater o narcotráfico, os assaltantes da US ARMY já estão na Colômbia. Com o deslocamento da produção e refino da coca para o norte do Brasil, eles terão um belo pretexto para – como fizeram no Iraque com a mentira das armas de destruição em massa – invadir a Amazônia, tomar conta da água e, de lambuja, do petróleo que também existe por lá e muito. Viram o que eles já estão pedindo ?Querem a extradição de Fernandinho Beira-Mar para os EEUU. Bom… E se não fizermos o que eles querem ? Aqui será mais fácil do que no Iraque. O que nossa classe média mais deseja é nos tornarmos mais um estado americano. Como dizia aquele paranóico: “Eu só vou deixar de ser paranóico quando eles pararem de me perseguir”. Estarei sendo um pouco paranóico? Saudações aos amigos “aquáticos ” de todo o mundo. Vida, saúde, água e comida para todos.(Inclusive para o povo do Iraque).

Franklin Cunha – Médico

Água em hospitais

Parabenizo e apoio a iniciativa deste portal. Sou aluno da Escola Politécnica da USP e estou realizando um trabalho sobre a utilização da água em hospitais. Se vocês pudessem me enviar algo sobre o assunto, agradeço. Obrigado e parabéns.

Daniel Fonseca – bologna@ig.com –

Qualidade da água

A Câmara Técnica de Meio Ambiente, Saneamento e Saúde de Minas Gerais está discutindo sobre Organismos Geneticamente Modificados (Transgênicos) e sua influência na Saúde Humana, Animal e Ambiental. Com essa finalidade, realizou Encontro Técnico com a presença de profissionais de diversas áreas com um enfoque amplo também ao possível aumento de contaminação ambiental (em especial dos nossos recursos hídricos) devido ao fato de que os cultivares transgênicos estão aptos a receberem maior dosagem de agrotóxicos, com todos os problemas daí decorrentes. A questão se torna ainda mais grave pelo pouco esclarecimento sobre o tema, o que se pretende ao menos amenizar com a iniciativa da Câmara Técnica. Minas Gerais é o estado onde se processa a gênese das águas das principais bacias hidrográficas que ocorrem em solo brasileiro e nossas águas (assim como todas as demais águas do Brasil e do mundo) têm que ser preservadas a todo custo! Cumpre mencionar que nossas estações de tratamento de águas para fins de potabilidade não retêm os metais pesados e demais produtos relacionados a uma ampla gama de agrotóxicos que se encontram no meio aquático, disseminados pela estupidez humana, cujos danosos efeitos podem ser potencializados com a introdução de organismos geneticamente modificados no Brasil. Parabéns pelo seu brilhante trabalho em prol das águas e sucesso.

Engenheiro Civil Odair Santos Júnior – Conselheiro Estadual de Saúde de Minas Gerais

Economia de energia

Fico ansiosa por uma resposta sempre que me deparo com o problema da água: se todos concordam que a água é imprescindível para todos por que não partimos para novas e ecologicamente corretas maneiras de obtenção de energia e por que não continuamos com a contenção pública de energia elétrica?

Matilde

Leave a Reply

Your email address will not be published.