
Campanha da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) para redução do chumbo na água de beber traz interessantes conselhos para o público. E adverte que o excesso de chumbo no organismo humano pode causar graves danos ao cérebro, os rins, o sistema nervoso e os glóbulos vermelhos, sendo uma ameaça maior o perigo para as crianças e as mulheres grávidas.
A Agência responde a uma série de perguntas freqüentes sobre o tema da contaminação da água por este metal. O documento contém várias recomendações, como por exemplo, antes beber água de uma torneira, deixar correr até que saia fria, particularmente no caso de uma torneira que não tenha sido utilizada nas últimas seis horas ou mais. Igualmente se recomenda utilizar água da torneira de água fria para beber, cozinhar e, especialmente para preparar os alimentos dos bebês. É possível que a água quente tenha mais chumbo.
A quantidade de chumbo na água é maior possivelmente se:
sua casa tem torneiras ou acessórios de bronze, que contém chumbo;
sua casa ou o sistema de água tem canalizações de bronze;
sua casa tem canalizações de cobre com soldagens;
a casa tem menos de cinco anos;
com freqüência a água fica nas tubulações durante várias horas.
Fonte: Environmental Protection Agency
Glossário
A página com orientações sobre chumbo na água potável traz um glossário com explicações sobre alguns dos termos utilizados, como por exemplo:
Corrosão: A forma de dissolução ou desgaste do metal devido a uma reação química (neste caso, entre a água e as tubulações metálicas ou entre dois metais diferentes).
Deixar correr a água: Abrir uma torneira de água fria para deixar sair a água que ficou armazenada nos canos durante um longo período de tempo. Em casas novas, deixar aberta por mais tempo para eliminar partículas de soldagens que possam ter ficado durante a instalação das canalizações.
Leave a Reply