Colômbia – mega-diversa

A Colômbia com apenas 0.8% da superfície do planeta abriga 15% das espécies terrestres conhecidas, por isso integra o grupo dos países megadiversos. Esta imensa riqueza se deve em parte a sua variada geografia: três tipos diferentes da Cordilheira dos Andes e os vales inter-andinos, cordilheiras ou maciços montanhosos isolados, Amazônia, Região do Caribe e Chocó onde há 18 ecorregiões e 65 tipos de ecossistemas.

A maior diversidade de aves no mundo está no território colombiano, com 1.865 espécies das quais 67 são endêmicas (restritas ao território colombiano) e 90 quase endêmicas ( a maior parte de sua distribuição está dentro do país); no entanto há grandes áreas do país que continuam sendo desconhecidas biologicamente. Segundo o Livro Vermelho de Aves de Colômbia, publicado recentemente pelo Instituto Alexander von Humboldt, 112 espécies de aves colombianas estão ameaçadas de extinção ( 6.4% da avifauna nacional), 40 espécies pertencem à categoria de quase ameaçadas e sobre 9 delas não há dados suficientes. Das 67 espécies endêmicas, 47, ou 70%, estão ameaçadas.

Uma iniciativa estatal, com apoio de instituições internacionais, pretende criar uma

base de dados completa de aves colombianas existentes em coleções ornitológicas do mundo, com o objetivo de apoiar controles ambientais e programas de conservação.

O projeto Biomap é uma parceria entre o Instituto de Ciências Naturais da Universidade Nacional, o Museu de História Natural de Londres e a Iniciativa Darwin da Grã-Bretaña, entre outras instituições. No site da Internet www.biomap.net já se pode acessar a 40.000 dados iniciais.

Resíduos

Quem estiver interessado pode consultar a legislação da área de resíduos, como o Anteprojeto de Lei Geral de Contratações da Administração Pública e os comentários sobre o mesmo no site da Abrelpe. A entidade também disponibiliza um newsletter diário com as principais notícias publicadas na imprensa. O endereço e: www.abrelpe.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.