USP lança livro sobre Reuso

Um verdadeiro tratado sobre o reuso da água, tema extremamente atual nos debates sobre desenvolvimento sustentável, acaba de sair do “forno” .

O livro, de 600 páginas, composto de artigos de 13 especialistas, teve como editores os professores Pedro Caetano Sanches Mancuso e Hilton Felício dos Santos. A promoção é da Faculdade de Saúde Pública e do Núcleo de Informação em Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da ABES.

No prefácio, assinado em conjunto com o professor Arlindo Philipi Jr.., o presidente da ABES São Paulo, José Aurélio Boranga, lembra que já em 1992 a entidade ponteava no apoio a este tema editando uma publicação destinada a orientar o mercado para a aplicação deste tipo de solução fornecendo bases conceituais para a discussão dos problemas e definindo parâmetros para sua utilização. E destaca a parceria entre a ABES e a USP para a “atualização e divulgação do conhecimento sobre o tema, colocando uma obra a serviço do saneamento ambiental e que provavelmente se constituirá em “livro de cabeceira” de quem atua e tem responsabilidade nas áreas de saneamento, recursos hídricos e meio ambiente.

Além da Introdução – Reuso da água: uma tendência que se firma – escrita pelo professor Philipi Jr. – a publicação aborda os seguintes temas:

1. A escassez e o reuso da água em âmbito mundial – Hilton Felício dos Santos e Pedro Mancuso;

2. Conceito de reuso da água – Darcy Brega Filho e Pedro Mancuso;

3. Potencial de reuso da água no Brasil: agricultura, indústria, município e recarga de aqüífero – Ivanildo Hespanhol;

4. Saúde pública e reuso agrícola de esgotos e biossólidos – Ivanildo Hespanhol;

5. Critérios e padrões de qualidade da água – José Roberto Coppini Blum;

6. Transporte de poluentes em meio aquáticos: aspectos conceituais e de modelagem matemática – Sérgio Eiger;

7. Autodepuração dos cursos d’ água – Sérgio Eiger;

8. A legislação de reuso de água – Daniel Roberto Fink e Hilton Felício dos Santos;

9. Tecnologia de reuso da água – Pedro Mancuso

10. Reuso da água na agricultura – Wanderley da Silva Paganini;

11. Avaliação dos riscos em reuso da água – Adelaide Cássia Nardocci;

12. Custos dos sistemas de reuso da água – Hilton Felício dos Santos;

13. Participação comunitária e aceitabilidade da água de reuso – Hilton Felício dos Santos e Pedro Mancuso;

14. Sistemas de reuso de água: projetos e estudo de caso – Doron Grull, Geraldo Julião dos Santos, Hélio Padula Filho, José Roberto Coppini Blum, Sérgio Eiger, Pedro Mancuso e Wanderley Paganini;

15. Glossário

O livro pode ser solicitado pelo site da ABES: www.abes-dn.org.br e acessar Fundo Editorial.

CNRH

Conforme publicado no Diário Oficial da União em 31 de janeiro de 2003, o Conselho Nacional de Recursos Hídricos – CNRH está convidando os usuários de recursos hídricos e as organizações civis de recursos hídricos para participarem de Assembléias Deliberativas que terão por finalidade indicar seus novos representantes, titulares e suplentes, para compor o Conselho.

É imprescindível a presença de todos os interessados a fim de fortalecer a tomada de decisões sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos que está sendo implementada. Fazem parte do Conselho entre os segmentos de usuários e organizações civis: irrigantes; prestadoras de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário; concessionárias e autorizadas de geração hidrelétrica; hidrovias; indústrias; pescadores e usuários de recursos hídricos com finalidade de lazer e turismo; comitês, consórcios e associações intermunicipais de bacias hidrográficas; organizações não-governamentais; e organizações técnicas, de ensino e de pesquisa, com interesse e atuação comprovados na área de recursos hídricos.

Na página eletrônica do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, www.cnrh-srh.gov.br, poderão ser obtidos dados sobre o edital de convocação, formulário para habilitação, bem como toda a legislação de recursos hídricos, deliberações, agenda e regimento interno do CNRH. Informações adicionais: (61) 317-8209/8258/1007.

Leave a Reply

Your email address will not be published.