Embalagens longa vida: uma nova matéria-prima

Da idéia à ação. Assim é o projeto que estimula o uso de materiais recicláveis, como as embalagens de lei longa vida. Além de um excelente isolante térmico para telhados pode ser usado também como matéria-prima para persianas. Veja a descrição do site da Unicamp: http://www.fem.unicamp.br/~vidalong/projleite_oque.html#item2 onde é descrito o projeto.

Segundo os especialistas “no decorrer dos trabalhos para o desenvolvimento das mantas refletivas, descobriu-se que o material poderia também refletir o calor da luz solar incidente diretamente no mesmo, o que levou à idéia de se fazerem cortinas e persianas refletivas, que se comprovaram ser altamente eficientes, após diversos testes e aplicações experimentais.

Este efeito acontece mesmo considerando que o alumínio esteja sob duas camadas de polietileno, o que ajuda a protegê-lo. O alumínio usado é altamente brilhante, mas é muito frágil devido à sua espessura ser muito reduzida (0,035mm). O papelão da caixinha, reforçado pelas 4 camadas de polietileno, se torna suficientemente forte para suportar todas as aplicações”.

Contato

Luis Otto Faber Schmutzler FEM -Engenheiro Civil-Industrial Mod Química. Pesquisador-Colaborador do LABIOMEC-Laboratório de Engenharia Biomecânica – FEM-Faculdade de Engenharia Mecânica – UNICAMP.

E-mail: luisotto@uol.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published.