
O Centro de Alfabetização Ecológica foi fundado em 1995 por Fritjof Capra, Peter Buckley e Zenobia Barlow com oobjetivo de expandir a proposta de uma educação baseada na observação da natureza. O site da entidade traz informações detalhadas sobre a proposta, estudos de currículos e sugestões de como desenvolver essa nova pedagogia. O endereço é:http://www.ecoliteracy.org.
Segundo Capra: “O grande desafio de nosso tempo é construir e promover comunidades sustentáveis – isto é, aqueles que conseguem manter a vida, a economia, as estruturas físicas e tecnologias sem interferir na capacidade inerentes da natureza de sustentar a vida. O primeiro passo é entender que os ecossistemas se mantêm através de cadeia (redes) de relações. Ess enetendimento é o que chamamos de alfabetização ecológica.
Os ecossistemas do mundo natural são comunidades de plantas, animais e microorganismos. Não há resíduos nestas comunidades ecológicas: o resíduo de uma é a alimentação da outra. A energia que movimenta esses ciclos vem do sol e a diversidade e cooperação entre seus membros é a força que mantém a sua vivacidade.
Leave a Reply