O III Fórum Social Mundial foi sem dúvida uma grande aldeia global onde os temas ambientais ganharam espaço e mostraram sua importância. Não faltaram também especialistas e lideranças para lá de competentes. E público para as centenas de painéis, oficinas e seminários sobre esta temática.
A Ecoagência, criada por jornalistas do Rio Grande do Sul, mostrou profissionalismo e “fôlego” para cobrir as principais pautas. A amostra desse excelente trabalho está nas páginas dessa edição da Águaonline evidenciando a gama de assuntos onde a questão ambiental está metida.
Mas o que nos deixa um pouco tristes é ver que as lições ainda não foram suficientemente apreendidas pelos participantes que diariamente inundavam os prédios e o chão de papéis, garrafas e latas vazias desprezando os alertas contidos em quase todos os painéis sobre a correta disposição do lixo.
Faltou também um pouco mais de incorporação da variável ambiental entre os organizadores pois eram raros os apelos para esse cuidado. Isto mostra que as mudanças comportamentais são mais difíceis do que parece. E que a construção do mundo sustentável tem que começar em nossa casa.
Boa leitura!
Cecy Oliveira – editora
A Vez dos Leitores
Reciclagem
Gostaria de saber quais as empresas que passaram a utilizar as cargas de coco no processo de fabricação das PETs. E o que falta para que essa técnica seja utilizada por todas as empresas envolvidas no ramo?
Matilde – matildebs@bol.com.br
Gadotti
O sr. Gadotti tem razão “Nós precisamos estar integrados com a natureza, acho que isso é importante”. É bom ler assuntos assim. Precisamos estar atentos a tudo. Parabéns, Aguaonline.
Onésio – onesio.silva@netsite.com.br
Campanha
Agradecemos a divulgação da Campanha Verão Limpo na Águaonline. No final da campanha, enviaremos o balanço e as fotos das crianças em atividades de arte-educação.
Flávia Cavalcanti – Editora assistente do Portal da CPRH
Matérias
Sou do SEMAE de Piracicaba, autarquia municipal para o saneamento. Recebo a “Águaonline” via e-mail e me impressiono muito com a qualidade das matérias apresentadas. Temos um site no SEMAE e gostaria de saber se podemos utilizar algumas das notícias, que sejam de caráter instrutivo, para esclarecer a população que acessa a nossa página. Falo especificamente das matérias relacionadas com água potável, que instruem sobre a necessidade da desinfecção da água e os processos de cloração. Aguardando seu retorno.
Janice Froes de Aguilar
Leave a Reply