Rotary mostra ações em água e saneamento

Foto: Dia do Rotary.

Brasília/DF) – Líder mundial na promoção do voluntariado para a solução de alguns dos maiores desafios humanitários, o Rotary Internacional está mostrando, em Brasília, projetos que vem desenvolvendo tendo como foco a água e o saneamento pelo impacto que estes temas têm para a melhoria da saúde e da educação e como indutores da equidade e progresso.

Formado em 2007 o Grupo de Ação Água e Saneamento do Rotary – WASRAG na sigla em inglês – está expondo no 8º Fórum Mundial da Água (8FMA), que acontece em Brasília, de 18 a 23 de março, ações realizadas em vários países. Em todas elas o componente principal é a ação comunitária pois acredita que o efetivo gerenciamento da maioria dos problemas da água se dá nos âmbitos local e regional, considerando a realidade sócio geopolítica.

Outra característica destes projetos é o desenvolvimento de uma metodologia que permita sua aplicação em qualquer lugar, respeitadas as condições locais. Um exemplo é o que vem sendo realizado em Minas Gerais, na revitalização de afluentes do Rio Doce – impactado após a tragédia de Mariana – com atividades de capacitação, doação de mudas, assistência técnica e projetos. Trata-se de um projeto piloto que poderá ser replicado em qualquer outra microbacia, de qualquer rio, em qualquer parte do mundo.

WASRAG defende uma abordagem holística, integrada, valorizando o fortalecimento comunitário e considerando a água como um meio para garantir uma vida melhor. Na visão do Rotary, água e saneamento são fundamentais para promover higiene e saúde, melhorias na irrigação e produção de alimentos, educação e alfabetização e o empoderamento de comunidades, especialmente mulheres. E que, pelo impacto imediato na melhoria das condições de saúde, contribui decisivamente para a redução da mortalidade infantil.

Os Rotary Clubes do Distrito Federal, Goiás e Tocantins – que se reúnem como o Distrito 4530 do Rotary – também estão mostrando seus projetos de proteção de bacias hidrográficas, como o do manancial Meia Ponte – que abastece Goiânia (GO) – a proteção de nascentes e a instalação de caixas d’água para famílias de baixa renda, que foram muito úteis nos últimos meses de racionamento no Distrito Federal.

No dia 19 de março, às 19h, WASRAG e os Rotary Clubs do Distrito 4530 deram as boas-vindas aos participantes e visitantes do 8FMA na abertura de seu Espaço Rotary, na Feira da Vila Cidadã, onde rotarianos estiveram presentes para conversar com interessados em ser voluntários ou parceiros nos projetos de água e saneamento de suas regiões.

O dia 21 de março foi o Dia do Rotary no 8FMA, com painéis temáticos sobre o maior desastre hídrico dos últimos tempos, com o rompimento da barragem do Fundão, em Mariana (MG) .

No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, no espaço GDF, coordenado pela ADASA, os Rotary Clubs do Distrito 4530 apresentaram seus principais projetos, não somente para mostrar o que o Rotary tem feito no DF, GO e TO, mas também para buscar parcerias seja de mais profissionais do setor, interessados em voluntariado, ou de empresas que possam ser parceiras e potencializar ainda mais as ações realizadas dentro do escopo de proteção de mananciais. Participou do painel a governadora do Distrito 4530 do Rotary, Margareth Felix da Silva.

Projeto de revitalização do rio Doce

O projeto é uma iniciativa do Rotary, junto com moradores da região do baixo rio Casca, que surgiu em fevereiro de 2016, logo após o “desastre de Mariana” (novembro de 2015). Dessa iniciativa resultou o I Seminário do Projeto Cantagalo, realizado com o IEF, a partir do qual foi criado um Termo de Cooperação assinado entre o IEF e o Rotary Club de Brasília International, com duração de um ano, e diversas ações previstas, entre elas atividades de capacitação, doação de mudas da Mata Atlântica, assistência técnica e projetos.

O projeto nasceu no Córrego Cantagalo, município de Santo Antônio do Grama – MG. Seu principal objetivo é estimular ações anuais nos afluentes do rio Doce, que motivem as comunidades de cada córrego a trabalhar para o aumento da quantidade e a melhoria da qualidade das águas, paralelamente à promoção de seu desenvolvimento comunitário e econômico, entre 2016 e 2030 (prazo para as Metas de Desenvolvimento Sustentável acordadas entre as Nações Unidas – PNUMA).

Trata-se de um projeto piloto que poderá ser replicado em qualquer outra microbacia dos afluentes do Rio Doce, ou seja, guardadas as especificidades de cada comunidade e cada região geográfica, a metodologia desenvolvida pelos Rotary Clubs envolvidos neste projeto poderá ser utilizada em outras partes da bacia hidrográfica do Rio Doce, para ampliar a ação e garantir a revitalização de todo a bacia hidrográfica.

Hoje participam deste projeto os Rotary Clubs de Brasília-International, de Brasília-5 de Dezembro, e de Belo Horizonte-Liberdade. Outros clubes estão se interessando pelo projeto, desde que ele foi capa da Revista Rotary Brasil em janeiro de 2018.

Saiba mais sobre o Rotary

O Rotary é uma rede mundial de profissionais voluntários, líderes em suas áreas, dedicados a colaborar com a solução de alguns dos maiores desafios humanitários, como a prevenção de doenças como a paralisia infantil, a educação, a proteção das águas, o desenvolvimento comunitário e econômico, dentre outros. O Rotary conecta mais de 1,2 milhão de voluntários organizados em mais de 34 mil clubes em 200 países e regiões geográficas do mundo. No Brasil mais de 2 mil clubes realizam um trabalho que gera impacto positivo tanto no nível internacional quanto local.

Para mais informações, visite o www.rotary.org/pt .

WASRAG, o Grupo de Ação Rotária em Água e Saneamento foi formado em 2007 por um grupo de rotarianos interessados em projetos WASH, ou seja, relacionados a água, saneamento e higiene. Desde então, tem facilitado centenas de projetos, ajudando os Rotary Clubs a encontrar parceiros, assegurando a sustentabilidade, enfatizando a importância de uma abordagem diretamente relacionada às necessidades e divulgando melhores práticas. Ron Denham é o Chair Emeritus do WASRAG.

Para mais informações visite o website http://www.wasrag.org

Sobre o Distrito 4530

Sob a gerência da Governadora Margareth Félix da Silva em 2017-2018, o Distrito 4530 dá apoio a atividades dos Rotary Clubes relacionadas às suas áreas de atuação, ajudando-os a alcançar suas metas anuais e auxiliando-os a alinhar as suas atividades com as áreas foco do Rotary. Utilizam grupos de apoio e comissões do Rotary International e da Fundação Rotária. A equipe distrital trabalha para fortalecer os clubes, para que estes sirvam melhor.

Para mais informações, visite:

http://www.rotary4530.org.br/home

Rio Doce

No rio Doce, a microbacia do Córrego Cantagalo em Santo Antônio do Grama, cidade a 220km da capital mineira, foi escolhida para ser o piloto do Projeto Rotary de Revitalização do Rio Doce. O Rotary Club de Brasília International e o Rotary Club de Belo Horizonte Liberdade vêm realizando desde 2016 uma série de ações destinadas a melhorar a qualidade e aumentar a quantidade das águas do córrego Cantagalo, que deságua no Rio Casca, afluente do Rio Doce, como um projeto demonstrativo que poderá ser visitado para conhecimento dos resultados.

O projeto pretende promover o desenvolvimento econômico e comunitário da agricultura familiar dessa microbacia, com apoio do Sindicato de Produtores Rurais e da Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Grama. Inspirado em projetos como do Instituto Terra, do fotógrafo internacional Sebastião Salgado, e seguindo orientações técnicas do Centro de Estudos e Desenvolvimento Florestal do Instituto Estadual de Florestas (CEDEF-IEF), o Rotary se uniu aos pequenos produtores que vivem no córrego, para fazer a diferença.

A participação em atividades de capacitação (Dia de campo) e de voluntariado (plantio e outras ações) é aberta a todos os produtores rurais que vivem próximos a córregos que alimentam o Rio Casca nos municípios do baixo Rio Casca, que são Santo Antônio do Grama, Urucânia, Jequeri, Piedade de Ponte Nova, São Pedro dos Ferros e Rio Casca.

Leave a Reply

Your email address will not be published.