A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é parceira da Secretaria de Estado da Educação na capacitação de técnicos e professores que atuam na educação ambiental nas escolas. Representantes dos 32 Núcleos Regionais de Educação participaram de mais uma etapa de formação com foco na preservação e proteção dos recursos hídricos.
A atividade promovida pela Sanepar ocorreu no Centro de Educação Ambiental Mananciais da Serra, em Piraquara, na área de proteção sob responsabilidade da Sanepar, dentro do Parque Estadual Pico do Marumbi.
A educação ambiental se tornou obrigatória nos currículos de todas as escolas do Paraná a partir de 2014. A medida reforçou a necessidade de que conteúdos como o saneamento ambiental sejam trabalhados de maneira efetiva e interdisciplinar nas salas de aula.
“O objetivo é fazer com que os conceitos de sustentabilidade discutidos aqui cheguem com a mesma força nas escolas”, disse o diretor de Meio Ambiente da Sanepar, Glauco Requião. Ele destacou que hoje organizações e pessoas devem agir e olhar pensando no futuro, sob pena de serem julgadas por práticas que não levaram em conta as questões ambientais e sociais.
Segundo a assistente do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, Denise Estorilho Baganha, a pasta está proporcionando aos professores e técnicos pedagógicos formação continuada em educação ambiental para que isso se reflita nas práticas pedagógicas.
Denise, professora há 30 anos, lembrou que a parceria da Sanepar também é parte preparatória importante para a participação dos educadores para 8º Fórum Mundial da Água que acontece em março de 2018, em Brasília.
PROTEÇÃO DO RIO AO RIO
A abordagem da educação ambiental com foco no saneamento parte do conceito de proteção da água “do rio ao rio”, conforme explica a gestora ambiental da Sanepar, Roselis Presznhuk.
De acordo com ela, a água precisa ser entendida dentro de um sistema amplo que vai desde a preservação e a proteção dos recursos hídricos até o destino adequado do esgoto. “O esgoto também é água, ou seja, captamos a água de um rio e a devolvemos em outro na forma de esgoto tratado.”
Roselis falou sobre a responsabilidade social de cada cidadão com o saneamento ambiental. “A proteção das águas cabe também à comunidade. Uma companhia de saneamento precisa da participação da população para garantir a água de qualidade. Todos somos parceiros.”
Leave a Reply