BID premia as boas práticas e experiências em saneamento mais exitosas nas Américas

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) abriu inscrições para identificar as melhores práticas e experiências em abastecimento de água potável, na melhoria de redes sanitárias e no tratamento sustentável dos resíduos sólidos na América Latina, Caribe e América do Norte.

Em seu papel de coordenador do Processo Regional das Américas do 8º Fórum Mundial da Água, que acontecerá no Brasil em 2018, o BID está organizando o concurso como um incentivo para as ideias novas para enfrentar um problema que afeta milhões de pessoas no hemisfério.

A convocatória está aberta e encerra em 28 de agosto. O convite é uma oportunidade única, já que o Fórum acontece a cada três anos e sendo em um país da América Latina, os olhos do mundo estarão voltados para o que a região pode oferecer para melhorar a vida de seus habitantes, através de projetos inovadores em água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos.

Os organizadores buscam identificar casos de estudo e boas práticas sobre temáticas relevantes para um ou mais países da região, com potencial de serem replicados em outros países ou sub-regiões das Américas. As propostas deverão abarcar ao menos um dos nove eixos temáticos centrais:

• Clima: Segurança Hídrica e Mudanças Climáticas.

• Gente: Água, Esgotamento Sanitário e Saúde.

• Desenvolvimento: Água para um Desenvolvimento Sustentável.

• Urbano: Gestão integrada de Águas Urbanas e Resíduos.

• Ecossistemas: a Qualidade da Água, os Meios de Subsistência dos Ecossistemas e a Biodiversidade.

• Financiamento para a Segurança Hídrica.

• Compartilhar – Sustentabilidade Através da Participação das Partes Interessadas.

• Capacidade: Educação, Criação de Capacidade e Intercâmbio Tecnológico.

• Governança – Governança da Água para a Agenda de Desenvolvimento de 2030.

Para participar é necessário enviar um documento breve explicando a prática ou experiência que se quer apresentar, contando claramente a ideia e seus resultados e acrescentando documentação de respaldo.

As propostas que acrescentem mais ao setor serão convidadas a serem apresentadas durante as sessões regionais do Fórum Mundial da Água, que se realizará de 18 a 23 de março de 2018, em Brasília.

Inscrições e informações

As organizações ou pessoas interessadas em participar podem encontrar mais informação e enviar seus formulários de participação através da página oficial do prêmio, em:

http://convocatorias.iadb.org/world-water-forum/es-home-wwf.

O júri selecionará os 20 projetos mais inovadores, os quais receberão um prêmio de US$1.000, e terão um mês adicional para completar a informação sobre sua proposta mediante o envio de um documento mais detalhado.

Leave a Reply

Your email address will not be published.