Em evento realizado em São Paulo (SP), o Grupo Carrefour assinou carta inédita que renova e amplia seus compromissos com o combate às mudanças climáticas assumidos na primeira edição do documento, publicado em 2009. A nova ‘Carta Aberta ao Brasil sobre Mudança Climática’ propõe ao poder público um conjunto de sugestões para reforçar o posicionamento dos governos nas discussões sobre o clima, por meio de compromissos assumidos pelas empresas signatárias.
Ao lado de outras empresas, o Grupo Carrefour reforça seu compromisso com o desenvolvimento de uma economia de baixo carbono, estimulando o protagonismo do Brasil nas negociações internacionais sobre o novo acordo de enfrentamento das mudanças do clima, que será discutido em novembro. Na ocasião, acontece em Paris a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, conhecida como COP 21, da qual o Grupo Carrefour é apoiador oficial. Ao todo, representantes de cerca de 200 países estabelecerão um novo acordo global, que contempla compromissos para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa (GEE).
A companhia é ainda uma das fundadoras e apoiadora da Solutions COP 21, iniciativa paralela à conferência que apresenta soluções viáveis para os desafios climáticos, que são compartilhadas por meio da plataforma digital The Climate Solutions Hub. Durante a COP21, o Grupo Carrefour contribuirá ativamente para que um acordo global seja assinado pelos países, contemplando ações efetivas de combate ao aquecimento global.
A nova edição da carta, que contém os compromissos assumidos pelas empresas signatárias, representa uma agenda de trabalho para as iniciativas pública e privada, além do terceiro setor. A adesão significa que empresas e entidades estão se comprometendo publicamente a fortalecer e criar ações ligadas ao combate às mudanças climáticas. Além de acelerar a transição do país para uma economia de baixo carbono, a liderança do Brasil nesta agenda é fator fundamental para garantir competitividade no contexto global, usufruindo de vantagens na busca por uma matriz energética baseada em energias renováveis.
Atuação e resultados do Grupo Carrefour
Ao longo dos últimos anos, o Grupo Carrefour ampliou suas iniciativas e alcançou resultados ainda mais relevantes. Atualmente, por exemplo, mais de 60% da energia utilizada nas lojas Carrefour do Brasil é proveniente de fontes alternativas como eólica, biomassa e de pequenas centrais hidroelétricas, que são consideradas fontes de energia de baixo carbono.
Além disso, são adotadas medidas simples que garantem bons resultados como, por exemplo, a iluminação a base de LED e a substituição de balcões frigoríficos por modelos fechados, responsáveis pela redução de mais de 25% da emissão de CO² por metro quadrado de loja no último ano. toneladas de CO2 que deixaram de ser emitidas.
Ao redor do mundo, o Grupo Carrefour atende às diretrizes da Moratória da Soja e se comprometeu com o uso do óleo de palma certificado até o final de 2015 em produtos de marca própria, reduzindo assim o risco do desmatamento em suas cadeias.
Em 2014, em parceria com Mondelēz Brasil e Tetra Pak®, o Programa Juntos pelo Meio Ambiente coletou mais de 2 mil toneladas de materiais recicláveis por meio de 138 pontos de descarte pelo país.
Outras frentes importantes são a coleta de medicamentos vencidos, coleta de pilhas e baterias, e de pequenos aparelhos eletrônicos como celulares. Para completar, em parceria com Mondelēz Brasil e Tetra Pak®, o projeto Ecocaixas permite aos clientes da rede descartar embalagens que não deseja levar para casa logo após as compras.
Leave a Reply