
Foto: Istambul é uma das candidatas para 2017. Aguaonline.
Encerrou o prazo para apresentação das candidaturas do concurso Capital Verde Europeia 2017com as seguintes cidades inscritas:
1.Bursa (Turquia)
2.Cascais (Portugal)
3.Cork (Irlanda)
4.Essen (Alemanha)
5.’s-Hertogenbosch (Holanda)
6.Istambul (Turquia)
7.Lahti (Finlândia)
8.Lisboa (Portugal)
9.Nijmegen (Holanda)
10.Pécs (Hungria)
11.Oporto (Portugal)
12.Umeå (Suécia)
O comissário de Meio Ambiente da UE, Janez Potočnik declarou: “O concurso Capital Verde Europeia é um selo de excelência para aquelas cidades que sentem um grande apreço por seu meio ambiente. Já chegamos à oitava edição deste concurso e é gratificante ver como muitas das grandes cidades europeias se apresentam, e inclusive persistem, como candidatas ao prêmio. Até agora, os ganhadores tem oferecido exemplos inspiradores sobre como podem mudar as cidades. Desejo boa sorte a todas as candidatas na edição de 2017”.
O prêmio de Capital Verde Europeia significa reconhecer que uma cidade está na vanguarda do respeito ao meio ambiente no contexto urbano. Estas cidades tem sido pioneiras em estabelecer limites mais restritos no que se refere ao desenvolvimento urbano sustentável, levando em conta as demandas dos cidadãos e adotando soluções inovadoras para superar os desafios ambientais.
Um Comitê Internacional de Especialistas faz uma avaliação técnica detalhada de cada uma das candidaturas, a partir de 12 critérios, que são: a qualidade do ar; mudanças climáticas e adaptação; a inovação ecológica e o emprego sustentável; a eficiência energética; a incorporação do uso sustentável do solo em áreas verdes urbanas; a gestão ambiental integrada; o transporte urbano; a natureza e a biodiversidade; a qualidade do entorno acústico; a geração e a gestão dos resíduos; o tratamento dos esgotos e a gestão dos recursos hídricos. Uma vez realizada a avaliação técnica, um grupo das cidades será selecionada para o prêmio de 2017.
Em continuação, em junho de 2015, as administrações das cidades deverão realizar uma exposição diante de um júri internacional, que avaliará seu compromisso com a melhoria ambiental constante, o grau de ambição de seus objetivos futuros, suas atividades de informação aos cidadãos, assim como em que medida poderiam atuar como modelos para promover melhores práticas em outras cidades europeias. Naturalmente, além de servir como inspiração, a cidade ganhadora aumentará seu status sua fama como destino turístico, laboral, de lazer e residencial.
Em junho de 2015, se celebrará em Bristol (Reino Unido), Capital Verde Europeia de 2015, a cerimônia de entrega dos prêmios e se anunciará a ganhadora.
Histórico
O prêmio Capital Verde Europeia é resultado de uma iniciativa desenvolvida por cidades com objetivos ecológicos. O conceito nasceu em una reunião celebrada em Tallín (Estônia) em 15 de maio de 2006 por iniciativa de Jüri Ratas, seu antigo prefeito, em quando 15 cidades europeias e a Associação de Cidades Estonianas assinaram um protocolo de acordo sobre a criação deste prêmio.
Sete cidades já se tornaram Capitais Verdes Europeias desde o início da premiação, em 2010. O primeiro prêmio foi ganho por Estocolmo (Suécia), vindo a seguir: Hamburgo (Alemanha) em 2011, Vitoria-Gasteiz (Espanha) em 2012 e Nantes (França) em 2013. Copenhague (Dinamarca) foi a cidade premiada de 2014 e, durante 2015, Bristol (Reino Unido) ostentará o título que depois se transferirá a Liubliana (Eslovênia) em 2016.
O júri é composto por representantes da Comissão Europeia, do Parlamento Europeu, do Comitê das Regiões, da Agência Europeia de Meio Ambiente, do ICLEI (Governos Locais pela Sustentabilidade), do Escritório do Pacto dos Prefeitos e da Agência Europeia do Meio Ambiente.
Atualmente a Europa é uma sociedade majoritariamente urbana com mais de 2/3 da população vivendo em cidades. Muitos dos problemas ambientais enfrentado têm origem nas zonas urbanas, que são as que assumem o compromisso com a inovação necessários para superá-los.
Leave a Reply