
Foto: www.experienceperuculture.com/siusa-village.html
Maria Eugenia de la Peña.
É sabido que o saneamento incrementa a qualidade de vida das pessoas que podem contar com acesso aos serviços básicos. Entretanto, alguns projetos demonstram que uma adequada solução de saneamento pode mudar para muito melhor a vida das pessoas.
Em Cusco, Peru, desde 1995, a Agência Suíça para o Desenvolvimento e a Cooperação (COSUDE) desenvolveu e implementou um Modelo de Saneamento Básico Integral (SABA) em comunidades rurais y cujo principal objetivo é dar acesso a habitações saudáveis através do aumento da cobertura de qualidade da água e aos serviços básicos de esgotamento sanitário para as zonas rurais menos favorecidas, baseando-se na promoção, execução de infraestrutura, capacitação y educação sanitária. Tudo isto foi obtido mediante a conjunção de esforços dos Municípios, do Governo Regional, das ONGs e da população através das Juntas de Água (JASS).
O saneamento incrementa a qualidade de vida das pessoas.
Um projeto, sem dúvida interessante, que foi visitado pelo grupo de trabalho de saneamento rural do BID, foi o da localidade de Siusa. O projeto de destina à construção de banheiros, adaptação de cozinhas, ordenamento das habitações e criação de hortas. Durante a visita, chamou a atenção, além da infraestrutura construída, conhecer as atividades produtivas desencadeadas por este projeto dentro da comunidade.
A localidade se transformou em um ponto ecoturístico, que recebe pessoas para que vivam a experiência de conviver com uma comunidade indígena local e recebendo turistas a quem é explicada a forma de manejo da infraestrutura de água e esgoto.
Estas atividades geram hoje o principal ganho da localidade e segundo comentam seus moradores, ninguém mais precisa sair da comunidade para buscar trabalho, tem orgulho de viver na localidade e foram retomados os hábitos no que diz respeito à vestimenta indígena e suas tradições.
Independentemente do êxito deste projeto no que se refere à atenção das necessidades básicas de saneamento da população, é interessante identificar como a infraestrutura de água e esgotamento sanitário pode se converter em impulsionadora de atividades produtivas vinculantes que permitam gerar os recursos suficientes para manter não somente a infraestrutura mas gerar os recursos comunitários necessários para viver.
Autora
Maria Eugenia de la Peña é especialista em
Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Vinculação
É conveniente explorar dentro dos projetos de saneamento rural, as possibilidades de vinculá-los com outras atividades que motivem na população, a apropriação, a operação adequada e a manutenção da infraestrutura e com isto garantir a sustentabilidade dos projetos.

Leave a Reply