A Espanha conseguiu 681 ‘bandeiras azuis’ (573 para praias e 108 para portos desportivos) em 2014, mantendo-se em primeiro lugar no hemisfério norte e registrando seu melhor resultado histórico ao somar 23 bandeiras em praias e 11 em portos desportivos, segundo os dados divulgados pelo Júri Internacional Bandeira Azul, em Madrid, na sede da Organização Mundial do Turismo (OMT).
Este resultado significa que uma em cada cinco praias espanholas hasteará este verão a ‘bandeira azul’, assim como uma de cada seis ‘bandeiras azuis’ que tremulam no mundo estará no litoral espanhol.
Desta forma, a Espanha recebeu 34 novas bandeiras de 2013 até agora, graças aos aumentos registrados em Baleares com 85 (+23) e Murcia com 33 (+7) que recuperaram e superaram as perdas acumuladas em anos anteriores.
Com suas 573 praias premiadas, a Espanha já supera a Grécia (407), Turquia (397), França (379) e Portugal (298). Também no que se refere aos portos com ‘bandeira azul’ a Espanha encabeça a lista, pela primeira vez, com 108, seguida de Alemanha (103), Holanda (101), França (90) e Itália (62).
No total de ‘bandeiras azuis’ atrás da Espanha com 681, aparecem França (469), Turquia (419), Grécia (417) e Itália (333) até um total de 48 países com ‘bandeiras azuis’ nos cinco continentes.
A secretária de Estado de Turismo, Isabel Borrego, celebrou estes dados assegurando que o recorde de ‘bandeiras azuis’ confirma a Espanha como destino de férias e coloca o país no “caminho da excelência”.
“A sustentabilidade econômica, social e ambiental é fundamental para tornar esta atividade mais produtiva, competitiva e rentável”, explicou a secretária de Estado, recordando o recorde de visitantes internacionais registrados na Espanha em 2013, muitos dos quais escolheram o país “pela excelência das praias”.
Borrego assegurou que as ‘bandeiras azuis’ ajudam a fortalecer “a imagem exterior da Espanha” que supõe uma garantia para os turistas que visitam o litoral espanhol e que aumentam o gasto que realizam no país.
“O turismo espanhol é um setor dinâmico que cria emprego e continua crescendo. Tornamo-nos capazes para poder enfrentar outros competidores com superação a cada ano”, sustentou Borrego.
Igualmente o presidente da Adeac-FEE, José Ramão Sánchez, destacou o trabalho fundamental das prefeituras que se esforçam em manter este reconhecimento que é uma das iniciativas mais “antigas, estendidas e reconhecidas do mundo”.
A ‘bandeira azul’ é uma distinção internacional que desde 1987 premia o cumprimento de indicadores estabelecidos como: a acessibilidade, a qualidade das águas, a informação ambiental dirigida aos usuários e o respeito à legislação.
Galícia na frente
Em âmbito nacional, o aumento de 23 praias e 11 portos galardoados em relação a 2013 não se distribui uniformemente por comunidades autônomas. Em geral, mantiveram as cifras de 2013 (Melilla 2, Ceuta 2 e Extremadura 1) ou sofreram variações muito pouco significativas de uma só bandeira (Catalunha 113, Astúrias 17, e Cantábria 3).
Com ligeiras variações de duas bandeiras se encontram Galícia, com 142, Andaluzia, com 98 e Canárias, com 48. Finalmente melhoraram em Baleares, com 85 (+23), e Múrcia, com 33 (+7).
Finalmente, a Comunidade Valenciana (135 bandeiras azuis) manteve sua progressão com mais seis praias e dois portos galardoados.
Em relação ao número total de praias, destacam-se: Galícia com 123 (-4) e Comunidade Valenciana 120 (+6), seguidas da Catalunha 89 (-1), e Andaluzia 81 (+3), Baleares com 61 (+15), Canárias com 43 (+1) e Múrcia com 31 (+7).
Aumenta recolhimento de embalagens
Entre janeiro e abril de 2014, o Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas), formado por agricultores, fabricantes – estes representados pelo Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) -, canais de distribuição e com apoio do poder público, encaminhou para o destino ambientalmente correto 1.474 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Rio Grande do Sul.
O número alcançado representa um crescimento de 14% em relação a 2013.
De acordo com o levantamento realizado pelo inpEV, de janeiro a abril, foram retiradas do meio ambiente 14 mil toneladas do material em todo o País. Com este resultado, o Sistema Campo Limpo alcança à marca de 290 mil toneladas de embalagens retiradas do meio ambiente desde a sua criação em 2002.

Leave a Reply