Dia Mundial de Limpeza dos rios e praias

A Coca-Cola Brasil promove, no próximo domingo (15), uma competição de stand up paddle com pranchas feitas de garrafas PET coladas à mão, na Praia da Urca. O evento faz parte das atrações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Serão cinco baterias com tempo cronometrado. O vencedor de cada bateria ganhará uma prancha feita de PET e o melhor no geral será premiado com uma bicicleta de PET.

Depois da tradicional coleta de lixo na areia feita por voluntários, haverá ainda uma aula de educação ambiental conduzida pelo professor e mergulhador Edmar Bastos. Pelo mundo, 125 países mobilizam em torno de 40 milhões de pessoas em prol da ação.

Coordenado mundialmente desde 1986 pela ONG americana The Ocean Conservancy, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos mais bem sucedidos eventos voluntários do mundo. O apoio da empresa acontece desde 1994 e faz parte das iniciativas do programa Coletivo Reciclagem, do Instituto Coca-Cola Brasil. A participação já propiciou, por exemplo, para que a iniciativa chegasse a praias da bacia hidrográfica do Rio Amazonas, a maior do mundo.

Este ano, o evento deverá contar com 30 mil voluntários em todo o País. Em 2012, 15 mil voluntários recolheram mais de 30 toneladas de lixo em 20 estados brasileiros. Na cidade do Rio, postos de coleta serão instalados nas praias da Urca e Barra da Tijuca. No estado, haverá postos em Quissamã, Araruama, Arraial do Cabo, Barra de São João, Búzios, Cabo Frio, Itaguaí, Cabo Frio, Maricá e Saquarema.

Na praia da Urca, a partir das 10h, o educador Edmar Bastos vai mostrar ao público organismos que habitam o ambiente aquático, incluindo os que colonizam materiais abandonados no ambiente pelo homem, como pneus, nadadeiras, âncoras, e até estátuas e furadeiras, criando uma surpreendente biodiversidade em meio à sujeira e poluição. “Mais do que recolher o lixo, a ideia é mostrar a responsabilidade de não lançá-lo no ambiente”, explica Bastos.

No mesmo horário, haverá as baterias de competição de stand up paddle com pranchas feitas de pet. Para participar, basta se inscrever no local do evento. O surfista brasileiro Jairo Lumertz é o idealizador do projeto Prancha Ecológica que tem como objetivo promover o esporte e consciência ambiental entre crianças e adolescentes. A ideia surgiu durante sua estada no Havaí, em 2007, e se concretizou tempos depois no Brasil. Além de ajudar o meio ambiente, a prancha ecológica é uma maneira de agregar pessoas de baixa renda ao esporte mais restrito às famílias com melhores condições financeiras.

Programa

Serão cinco baterias com tempo cronometrado. O vencedor de cada bateria ganhará uma prancha feita de PET e o melhor tempo entre as baterias será premiado com uma bicicleta de pet.

Para a ação de classificação, pesagem e seleção entre recicláveis e não-recicláveis, o público receberá sacolas, luvas descartáveis e camisas em tecido feito com PET reciclado. Além disso, na praia da Barra, folhetos educativos serão distribuídos para chamar atenção da população para a importância da limpeza de praias, rios, lagos e lagoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.