A ABES-RS vai promover no dia 24 de abril, durante o Ambientur, em Bento Gonçalves (RS) um curso sobre a NBR 15401. A Norma NBR 15401 (Meios de hospedagem — Sistema de gestão da sustentabilidade — Requisitos), traz os princípios estabelecidos no Brasil pelo Conselho Brasileiro para o Turismo Sustentável (CBTS), que constituem a referência nacional para o Turismo Sustentável. Entre os requisitos para a obtenção da certificação estão:
1 Respeitar a legislação vigente em todos os níveis no país e as convenções internacionais de que o país é signatário.
2) Garantir os direitos das populações locais incluindo ações de responsabilidade social, ambiental e de equidade econômica, inclusive a defesa dos direitos humanos e de uso da terra, mantendo ou ampliando, a médio e longo prazos, a dignidade dos trabalhadores e comunidades envolvidas.
3) Conservar o ambiente natural e sua biodiversidade adotando práticas de mínimo impacto sobre o ambiente natural, monitorando e mitigando os impactos buscando contribuir para a manutenção das dinâmicas e processos naturais em seus aspectos paisagísticos, físicos e biológicos, considerando o contexto social e econômico existente.
4) Considerar o patrimônio cultural e valores locais o que significa reconhecer e respeitar o patrimônio histórico-cultural das regiões e localidades receptoras e ser planejado, implementado e gerenciado em harmonia com as tradições e valores culturais, colaborando para seu desenvolvimento.
5) Estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos contribuindo para o fortalecimento das economias locais, a qualificação das pessoas, a geração crescente de trabalho, emprego e renda e fomento da capacidade local de desenvolver empreendimentos turísticos.
6) Garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes com avaliação constante da satisfação do turista e da adoção de padrões de higiene, segurança, informação, educação ambiental e atendimento estabelecidos, documentados, divulgados e reconhecidos.
7) Estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis o que abrange a adoção de procedimentos éticos de negócio, responsabilidade social, econômica e ambiental de todos os integrantes da atividade, promovendo o comprometimento do seu pessoal, fornecedores e turistas, em assuntos de sustentabilidade, desde a elaboração de sua missão, objetivos, estratégias, metas, planos e processos de gestão.
Detalhes do Curso
Programa
1. Introdução – O Turismo e a sustentabilidade, princípios do turismo sustentável
2. Normas de certificação para o turismo
3. A NBR 15401 – Meios de hospedagem — Sistema de gestão da sustentabilidade
4. SGS – Sistema de gestão da sustentabilidade
5. Requisitos ambientais
6. Requisitos socioculturais
7. Requisitos econômicos
8. Auditoria e certificação
Horário: 8h30min. às 12h e das 13h às 17h30min
Carga Horária: 8h
Ministrante: Prof. Trajano Arantes de Oliveira.
Inscrições e informações através do e-mail:
ambientur@tribecaeventos.com.br.
Leave a Reply