Congresso de Oceanografia debate ciências marinhas

A resposta dos manguezais às mudanças climáticas; conflitos socioambientais na zona costeira brasileira; energias renováveis e sustentabilidade nos oceanos; desafios tecnológicos na exploração do pré-sal; gestão e segurança da navegação em portos são alguns dos temas que estiveram em pauta na quinta edição do Congresso Brasileiro de Oceanografia (CBO’2012), realizado de 13 a 16 de novembro no Rio de Janeiro.

Organizados pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO) aconteceu no Centro de Convenções SulAmérica – Av. Paulo de Frontin, n° 1, Cidade Nova (próximo à prefeitura).

O objetivo do evento foi apresentar os novos conhecimentos por meio de pesquisas técnicas científicas e os desafios da vida marinha, com especialistas de todo o mundo, que vão ministrar palestras, wokshops, e minicursos. A diversidade de temas e de características regionais particulares dos ambientes marinhos e dos recursos presentes em tais ambientes pauta a programação.

Participaram especialistas ligados às instituições de ensino e pesquisa brasileiras e latino-americanas, além de profissionais ligados a órgãos ambientais e setoriais, à iniciativa privada e organizações não-governamentais – ONG’s. Entre eles: Jeffrey Richey (School of Oceanography, University of Washington); João Pedro da Silva Ramos Barreiros (Universidade dos Açores – Portugal), Elizabeth Dinsdale (San Diego State University – USA), Gabriel Navarro Almendros (Instituto de Ciencias Marinas de Andalucia – Icman, Espanha), João Borges de Souza (Universidade do Porto (UP) – Portugal), Luis Alexandre de Araujo Guerra (Petróleo Brasileiro – Petrobras), Segen Estefen (Coppe – UFRJ); Fernando Pellon de Miranda (Petrobras) e José Angel Alvarez Perez (Universidade do Vale do Itajaí – Univali).

Para os worshops foram debatidos temas como: instrumentos de promoção ao desenvolvimento sustentável da pesca no Brasil; novos desafios no estudo de mamíferos marinhos no Brasil; caracterizações ambientais marinhas: status e importância estratégica; ambiente marinho: conservação, uso sustentável e perspectivas; portos, gestão e segurança da navegação.

Feira Brasil Oceano

Paralelamente ao CBO’2012, será também realizada a VII Feira Técnico-Científica Brasil Oceano, com o objetivo de ampliar a divulgação e a promoção presencial de empresas, instituições e entidades que possuam uma estreita relação com o ambiente marinho e seus recursos. O espaço exclusivo, que cresce a cada edição, possibilita a apresentação, promoção e comercialização de novos produtos, serviços e tecnologias para um público diversificado.

Com periodicidade bienal, o Congresso Brasileiro de Oceanografia teve sua primeira edição realizada no ano de 2004 em Itajaí, Santa Catarina. A última ocorreu na cidade de Rio Grande, no Estado do Rio Grande do Sul. A Associação Brasileira de Oceanografia – AOCEANO é uma instituição sem fins lucrativos sediada na cidade de Balneário Camboriú, Santa Catarina.

Leave a Reply

Your email address will not be published.