“Talvez a água tenha tido a história de maior sucesso na Cúpula da Terra, em Johannesburg. Nós tivemos claros avanços tanto para o problema da água quanto do esgotamento sanitário. As grandes diretrizes da gestão dos recursos hídricos mereceram a maior atenção em todas as manifestações dos participantes”, disse o secretário-geral da Cúpula, Nitin Desai.
Entre os vários contribuintes para os fundos especiais da ONU o maior valor foi alcançado pelos fundos para a água incluindo os US$ 970 milhões prometidos para os próximos três anos pelos Estados Unidos, e os $500 milhões do Banco de Desenvolvimento da Ásia para o programa de água para as cidades asiáticas.
Desai anunciou que 2003 foi proclamado o Ano Internacional da Água Doce pela Assembléia Geral atendendo a uma proposta do presidente do Tajiquistão, país que considera que a água é um elemento crucial para o desenvolvimento da Ásia Central. Segundo o primeiro ministro daquele país, embora abençoado com recursos abundantes em recente seca a agricultura, que é o sustentáculo da economia, foi seriamente afetada. O alerta é sobre a necessidade da conservação e uso racional, muito mais importante para a sobrevivência da população do que há tempos atrás.
Semana Interamericana da Água em SP
A ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, em parceria com a Opas – Organização Pan-americana da Saúde e com apoio da Sabesp, incentivará uma agenda comum pela Semana Interamericana da Água no Estado de São Paulo, convocando vontades para atuar na busca de um propósito também comum, que é o tema de 2002: Água, não ao desperdício, não à escassez!
Com o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS autarquia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico está acertado o envolvimento de 30 escolas que já trabalham com o tema água desde 1998 e que farão exposição de poster’s, maquetes e palestras na Estação Ciência – USP.
Na RMSP a maior mobilização pela Semana Interamericana da Água 2002 será
realizada na Estação Ciência – Centro de Divulgação Científica da Universidade de São Paulo – USP, que atua em convênio com o CNPQ –Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; já disponibilizaram gratuitamente o espaço para a Exposição, Ciclo de Palestras e Reflexão com a Rede de Ensino. A Estação Ciência recebe mais de 20 mil visitantes por mês entre professores e alunos.
Também a Rede de Ensino Estadual em suas 88 Diretorias de Ensino – 60 no Interior e 28 na RMSP, está participando estabelecendo comunicação com a Oficina Pedagógica; que está informada das escolas que atuam em específico com o tema água, lixo e saneamento ambiental. O site oficial da SEE estará promovendo o evento.
No âmbito do Município de São Paulo já está confirmado o envolvimento da SMMA pela Diretoria de Educação Ambiental, que atua em mais de 10 CEA’s – Centros de Educação Ambiental na cidade, entre eles estão o CEA – Manequinho Lopes no Parque Ibirapuera, CEA’s no Parque da Aclimação, da Previdência, do Guarapiranga, na Zona Leste, etc.
Outras atividades ainda serão agregadas à programação da Semana em São Paulo, que tem a coordenação do biólogo John Emilio Tatton, da Sabesp.
Semana no RGS
No Rio Grande do Sul as atividades da Semana Interamericana da Água vão se desenvolver de 12 a 19 de outubro abrindo com a Romaria das Águas, no dia 12 de outubro, com procissão fluvial e ritual de mistura das águas das nascentes das nove bacias da Região Hidrográfica do Guaíba e festa popular.
A semana prosseguirá em vários municípios com palestras, atividades ao ar livre, passeatas e visitas monitoradas às estações de tratamento de água e de esgotos.
Está programada também a realização , de 17 a 19 de outubro do I Encontro Regional Sul de Mobilização Sul para Gestão das Água, promoção conjunto das ABES RS/SC e PR, CEEE e ANA.
Mais informações sobre a Semana em: www.sema.rs.gov
e www.abes-rs.org.br
Semana em SC
Foi desenvolvida na semana que passou a maior maratona ambiental de Santa Catarina. A solenidade oficial de abertura da 4ª Semana da Água, promovida pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itajaí nos 47 municípios da região, foi no Castelinho do Turismo, no Centro de Blumenau com apresentações de corais, camerata de violões, performances teatrais e exposições de artes visuais.
Este ano o tema da Semana da Água é Redescobrindo os valores da Água, através do qual busca-se resgatar e ressaltar os diversos valores associados à água, sejam eles culturais, econômicos, religiosos ou simbólicos, através de expressões artísticas. Após a solenidade de abertura aconteceu uma manifestação pública em favor da criação do Parque Nacional da Serra do Itajaí, que abrange uma área
de 50 mil hectares envolvendo cinco municípios da região. A proposta de criação do Parque Nacional da Serra do Itajaí foi apresentada pelo Comitê Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica e aprovada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). A área a ser atingida pelo parque representa o maior fragmento remanescente da Floresta Atlântica no Vale do Itajaí, onde estão situados os principais mananciais de água da região.
A Semana da Água é uma campanha educativa e de cidadania desenvolvida desde 1999 pelo Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Itajaí. O seu objetivo é envolver a população na discussão e em atividades práticas voltadas às questões ambientais ligadas à água. Ela é desenvolvida nos 47 municípios da bacia hidrográfica do Rio Itajaí e vem envolvendo cerca de 200 mil pessoas.
A campanha já faz parte do calendário oficial de eventos dos 47 municípios da Bacia do Itajaí. Também integra o plano de estudos das escolas das redes municipais, estaduais e particulares. Algumas atividades integradas foram desenvolvidas pelo Comitê do Itajaí, entretanto os municípios têm total liberdade na programação.

Leave a Reply