
Cecy Oliveira – direto de Medellín (Colômbia), a convite do D7.
Adotar compromissos pessoais para garantir a sustentabilidade da água e estabelecer prioridades para a gestão do uso garantindo o acesso para as futuras gerações e para os seres vivos são parte dos princípios estabelecido na mesa de trabalho de jovens, preparatória ao Sétimo Diálogo Interamericano sobre a Gestão das Águas (D7).
O D7 inclui a participação da juventude já que são precisamente os jovens que devem dar continuidade à gestão para garantir o suprimento às futuras gerações.
Por isso os participantes da reunião de trabalho consideram como indispensável “influir nas decisões que direcionem a gestão da água buscando que cada indivíduo se aproprie dos compromissos e os incorpore em sua vida cotidiana para gerar uma transformação sociocultural”.
A Mesa dos Jovens definiu também entre seus princípios, compromissos como atores, “conhecendo, questionando e fazendo cumprir as normas e políticas vigentes no que diz respeito à água; propiciando o estabelecimento de normas que permitam o manejo sustentável e que sejam atualizadas conforme o avanço do conhecimento científico”.
Neste sentido, estes compromissos estão agora sendo referendados , com a busca de assinaturas ao documento, como forma de vincular outros jovens nessa dinâmica.
Firma reconhecida
Nesta etapa estão sendo feitas visitas a colégios e instituições de educação superior para que mais jovens assumam os compromissos e coloquem suas assinaturas de aceitação dos mesmos.
O mais importante, porém é que incorporem na sua vida cotidiana prática e hábitos que favoreçam o uso eficiente, o consumo responsável; a redução dos níveis de contaminação e promovam ações que promovam o cuidado, sustentabilidade e melhoria dos recursos hídricos e seus ecossistemas associados.
Leave a Reply