Desembarca em Porto Alegre no final de setembro o especialista em saneamento do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, no Brasil, o engenheiro civil Yvon Mellinger. O executivo vem participar do 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, no qual vai ministrar a palestra “Water Operator Partnership – Brasil: Características e Perspectivas”.
O Congresso, que é o maior de saneamento da América Latina e o terceiro do mundo, acontece de 25 a 29 de setembro, e trará à cidade palestrantes internacionais com expertise em assuntos ligados ao seu tema principal: “Saneamento Ambiental: a excelência da gestão como caminho para a universalização”.
Paralelamente ao evento, será realizada a IX Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental – Fitabes 2011, ambos no Centro de Eventos da FIERGS.
Considerado pelo setor o maior evento de saneamento da América Latina e um dos três mais importantes do mundo, o 26º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental vai receber cerca de 5 mil pessoas na capital gaúcha, de 25 a 29 de setembro de 2011.
Tendo como tema principal o “Saneamento Ambiental: a excelência da gestão como caminho para a universalização”, durante cinco dias, profissionais e técnicos do setor participarão de mais de 20 painéis, reuniões de diálogo setorial, mesas redondas, visitas técnicas, seminários e de um grande fórum sobre “Política Nacional de Resíduos Sólidos”.
Comitesino faz celebração das águas
Os projetos VerdeSinos e o Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados do Meu Município estão presentes na 34ª Expointer, que vai até o próximo domingo, em Esteio. As iniciativas estão à mostra no espaço Caminhos do Desenvolvimento, que é mantido pela Emater e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O VerdeSinos está sendo apresentado no cenário que simula um arroio com sua mata ciliar e com banners explicando sua metodologia. Isso além de um pequeno aquário com algumas espécies de peixes comuns na Bacia do Rio dos Sinos.
Já o Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados tem os banners com a arte da rede hídrica de cada município expostos no Espaço da Biodiversidade.
O VerdeSinos tem como meta a recuperação de 330 hectares de mata ciliar na Bacia do Rio dos Sinos.
Também iniciativa do Comitesinos, o Conhecendo e Divulgando as Águas e Banhados do Meu Municípiootem como foco os projetos locais de Educação Ambiental.

Leave a Reply