Feira traz soluções sustentáveis para postos de combustíveis

As exigências do mercado estão levando as indústrias brasileiras a investirem cada vez mais em soluções sustentáveis para postos de combustíveis. Durante a Expopostos & Conveniência 2011, a maior feira de negócios do setor do país, que acontece de 16 a 18 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo, as 36 empresas associadas à ABIEPS – Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços – apresentam as últimas novidades em equipamentos que ajudam não só a evitar desastres ambientais, como mandam as leis vigentes do mercado, e também promovem melhor aproveitamento dos recursos naturais.

Na feira, os empresários e profissionais de pequenos varejos e de grandes redes de abastecimento podem conferir os primeiros equipamentos adaptados para Arla 32, agente redutor de poluentes que será utilizado nos veículos de transporte de carga movidos a diesel com baixo teor de enxofre a partir de 2012 e tanques de armazenamento de combustíveis com parede dupla dotados de dispositivos de monitoramento para evitar contaminação do solo. Entre as soluções sustentáveis para postos estão os sistemas de captação e tratamento de água de chuva e de efluentes, para ser reutilizada em lavagem de carros e limpeza em geral, serviço de coleta e tratamento de embalagens e resíduos, além de máquinas para lavagem de automóveis que executam a limpeza com menos água.

Segundo o presidente da ABIEPS, Volnei Pereira, as novas leis, principalmente a resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), vêm mudando não só o perfil dos postos de combustíveis, ao obrigá-las a adequarem ambientalmente suas instalações, como também têm levado as indústrias a desenvolverem tecnologias avançadas para o segmento. “Hoje, o Brasil conta uma das melhores soluções para adequação ambiental para postos de combustíveis do mundo já exportados para os Estados Unidos, países da América Latina e África”.

Pereira ressalta que as soluções para adequação ambiental estão ao alcance das empresas de todos os portes. “Hoje, temos parcerias com bancos como BNDES que oferece linhas de crédito para quem quiser adquirir equipamentos e soluções devidamente certificados”, conclui Pereira.

A Expopostos & Convencia é promovida pela ABIEPS (Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços), Sindicom (Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes) e Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes), e está sob a organização da Fagga I GL Events e patrocínio da Souza Cruz.

Serviço:

Expopostos & Conveniência 2011/ Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service

Data: 16 a 18 de agosto

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – V.Guilherme – São Paulo / SP

Horário da feira: das 13h às 21h

Horário do Fórum: das 9h às 13h

Apoio para preservação da APA Costa dos Corais

A Fundação Toyota do Brasil e a SOS Mata Atlântica assinaram no sábado, 13 de agosto, em São Paulo, o contrato para iniciar o projeto Toyota APA Costa dos Corais, que tem como prioridades a conservação dos recifes de corais, proteção das áreas de manguezais, preservação da população de peixe-boi marinho – mamífero aquático mais ameaçado do Brasil –, e o desenvolvimento de negócios ligados à pesca e ao turismo responsáveis dentro da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais.

A APA Costa dos Corais abrange sete municípios em Alagoas e três em Pernambuco e é uma das regiões mais belas do Brasil, com mais de 413 mil hectares de área protegida, que abriga a segunda mais importante barreira de corais do mundo. O local é considerado um imenso berçário da vida marinha, com mais de 185 espécies de peixes registradas e a presença de animais ameaçados de extinção como o mero, as tartarugas marinhas e os peixes-boi.

O patrocínio da Fundação Toyota do Brasil propiciará ao ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) – órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável por implantar, gerir e monitorar as Unidades de Conservação Federais – garantir a conservação da área, com sua fauna e flora associadas. E, para completar as ações com foco na preservação, o projeto também irá tratar de questões socioeconômicas, como ordenar o turismo ecológico, histórico, de aventura, científico e cultural, assim como as demais atividades econômicas compatíveis com a conservação ambiental, além de incentivar as manifestações culturais e contribuir para o resgate da cultura regional.

Leave a Reply

Your email address will not be published.