Agência FAPESP.
A inovação tecnológica é imprescindível para que o setor da construção civil contribua para uma sociedade mais sustentável. Esse é uma das principais conclusões do livro Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil, lançado ontem (04/08), em São Paulo.
Discutir o desenvolvimento sustentável na construção civil sob do ponto de vista da cadeia produtiva setorial é o objetivo principal do livro de autoria de Vahan Agopyan e Vanderley John, ambos professores da Escola Politécnica (Poli) da Universidade de São Paulo (USP). Este é o 5º volume da Série Sustentabilidade, editada por José Goldemberg, do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP.
O livro aborda o tema dos materiais e componentes, destacando os limites das listas e recomendações de “materiais verdes”, realizando uma análise sistêmica do setor, com o objetivo de identificar os problemas reais, as demandas de políticas setoriais e as oportunidades para inovação.
A construção civil, de acordo com Agopyan, tem grande impacto nas mudanças climáticas, devido ao grande volume de materiais que o setor consome e à interferência de suas atividades para o meio ambiente. O tema foi abordado em sua especificidade regional.
“Destacamos que países como o Brasil não devem se prender a modelos internacionais em relação aos impactos climáticos da construção civil. Nosso caso é diferenciado em relação às emissões de dióxido de carbono. Enquanto na Europa, por exemplo, essas emissões estão predominantemente ligadas ao uso dos edifícios, por necessidade de aquecimento, no Brasil as emissões estão mais ligadas à produção do edifício. Por isso, certos modismos comuns na área de construção sustentável não se adaptam à realidade do país”, destacou.
Um dos focos da obra Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil é a questão da relação entre informalidade e sustentabilidade social. “A informalidade é uma questão crítica no setor de construção, em relação tanto à aquisição de materiais como na perspectiva da autoconstrução. Essa informalidade é um dos principais gargalos para a construção sustentável, pois faz com que nos afastemos dos preceitos do desenvolvimento sustentável”, disse Agopyan.
Desafio da Sustentabilidade na Construção Civil.
Autores: Vahan Agopyan e Vanderley John.
Lançamento: 2011.
Preço: R$ 35,90.
Páginas: 144.
Mais informações: www.blucher.com.br
Rede Nossa São Paulo lança Programa Cidades Sustentáveis
Para influenciar e comprometer candidatos e futuros prefeitos nas eleições de 2012, a Rede Nossa São Paulo, a Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis e o Instituto Ethos lançam no dia 19 de agosto o Programa Cidades Sustentáveis. O objetivo é sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável.
O Programa engloba a Plataforma Cidades Sustentáveis, desenvolvida ao longo de 2010 para constituir um banco de dados com práticas exemplares e políticas exitosas de sustentabilidade urbana. Agora, com foco nas próximas eleições, o Programa inova ao apresentar ferramentas importantes para o engajamento dos candidatos e o acompanhamento da sociedade civil.
No evento de lançamento serão apresentados:
– Indicadores de Sustentabilidade Urbana para os 12 eixos temáticos da Carta Compromisso, fundamentais como ferramentas de gestão para as prefeituras signatárias e, também, para o monitoramento da sociedade;
– Casos exemplares para os indicadores. O objetivo é que as boas práticas orientem a gestão pública no sentido de melhorar os diversos indicadores de forma integrada;
– Relatório online de prestação de contas da Carta Compromisso.
Haverá ainda um debate sobre o desenvolvimento sustentável das cidades, numa perspectiva nacional e internacional, o pronunciamento de entidades representativas dos prefeitos brasileiros, a apresentação de propostas para as cidades-sede da Copa de 2014 e da Olimpíada de 2016, e o papel das cidades na Rio+20.
Leave a Reply