10 anos da iniciativa do Dia Interamericano da Água

No ano 2002 se completam 10 anos da iniciativa sobre o Dia Interamericano da Água (DIAA) e será um evento de especial significação. Este ano coincide, além disso, com os 100 anos da Organização Pan-americana da Saúde (OPS/OMS), razão pela qual as celebrações terão um marco muito especial, já que se comemora um século do início de atividades transcendentais para a saúde da população de toda América.

O Dia Interamericano da Água foi criado oficialmente em 1992, durante o XXIII Congresso Interamericano de Engenharia Sanitária e Ambiental, que teve lugar na cidade de Havana, Cuba. O fundamento desta proposta se centrou na idéia de que a participação das comunidades é um elemento-chave para o êxito dos programas de saneamento ambiental, por isso, a mobilização de diversos grupos e a possibilidade de que tenham acesso à informação sobre o tema se constituem em um motor importante para a promoção de ações concretas neste campo.

Ao longo destes dez anos de celebração do Dia Interamericano da Água foram tratados aspectos diversos relacionados com a água e a participação. Na primeira celebração se trataram das relações entre a água, a vida e a saúde; posteriormente, se deu ênfase na água e o ambiente; já em 1995 se considerou a água como um patrimônio que deveria ser preservado; logo continuaram as celebrações com o lema de que a água deve ser cuidada, já que é tão valiosa como a própria vida.

Em 1997, as ações se centraram na qualidade da água potável e a saúde, no ano seguinte se destacou a importância da participação de todos para contar com água segura. O direito das crianças à água foi o tema de 1999 e o ano 2000 se centrou na necessidade de usar racionalmente a água porque cada gota conta. Finalmente, o ano 2001 se concentrou na aliança estratégica entre a água a saúde, a favor da vida.

Este ano, se enfatiza a importância de superar os problemas de escassez, evitar o desperdício e fortalecer nossa capacidade de economia e de uso racional, e se chega à primeira década desta iniciativa.

Os resultados alcançados e o portal do DIAA

O balanço dos dez anos é altamente positivo. Os países da América alcançaram, com grande criatividade, a inserção de suas populações nas celebrações do DIAA. Também vêm articulando os processos de maneira tal que o que inicialmente poderia ter sido uma atividade pontual, já se transformou em uma seqüência de atividades que ao longo do ano fortalecem as possibilidades de disseminação de informação e de promoção de ações com diversos grupos da população.

No ano 2001 foi feita uma avaliação, realizada por diversos países, que mostrou ganhos importantes. Um tema no qual se avançou notavelmente é o da comunicação, que melhorou e se ampliou. De fato, a comunicação entre as instituições e os países destinada a facilitar, promover e ampliar as comemorações do DIAA tem tido um excelente respaldo e uma via ágil e criativa na homepage criada para este fim. Seu endereço é: http://www.cepis.ops-oms.org/bvsadiaa.

As variadas consultas realizadas à página, a possibilidade de inserir documentos, notícias e experiências, assim como a informação e links que oferece fizeram com que se constitua em um valioso instrumento de apoio para as atividades do DIAA. A página apresenta, em espanhol e inglês, com alguns documentos em português, valiosa informação regional e por países. Destacam-se os seguintes aspectos:

Regionalmente

 Sobre a iniciativa do DIAA

 Material de anos anteriores

 Materiais de apoio

 Grupos de coordenação

 Notícias e comemorações

 Links úteis

 Cursos e eventos

 Sugestões.

Por países

 Estudos de caso e experiências

 Atividades

 Avaliação.

Igualmente, são apresentadas correlações ao tema do DIAA 2002, DIAA 2003, ao tema de gênero e se oferece uma lista de discussão. A lista é um interessante fórum regional e internacional onde se debate o DIAA. É muito fácil se inscrever na lista: basta acessar o link correspondente, escrever o nome, sobrenomes, e-mail da pessoa interessada e marcar a palavra “Subscrever”. O potencial que apresenta esta página é sem dúvida muito amplo, por isso se deseja continuar melhorando-a e ampliando-a.

Grupos de Coordenação

O Grupo Internacional de Coordenação (GIC) esteve composto inicialmente por representantes da AIDIS , CWWA e OPS/OMS e já desempenhou um trabalho importante nos processos de ações na Região. Posteriormente, no ano 2001, a OEA se incorporou à iniciativa. A partir deste ano, o GIC aprovou a integração da CEPAL , do PNUMA/Escritório Regional para América Latina e Caribe , além do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID ), o Banco Mundial e o UNICEF .

Além disso, a criação e formação de grupos nacionais de coordenação mostra que as atividades se aprofundaram com o planejamento de ações locais e regionais e a ampliação do intercâmbio entre países.

Cada país, de maneira criativa, foi incluindo gradualmente as ações derivadas dos DIAA em seus processos de trabalho , com o que as repercussões e resultados destas comemorações têm ganho continuidade, se institucionalizaram e vêm alcançando uma maior cobertura.

Vários países, como Argentina, Equador, Colômbia, República Dominicana, Trinidad e Tobago, entre outros, incluíram materiais próprios e formas peculiares de expressão, o que tem propiciado a participação juvenil e de diferentes setores sociais.

O Brasil vem editando o documento do DIAA em português e a cada ano se amplia a participação em todo o país. O Canadá preparou a tradução ao francês e ofereceu o documento para Haiti e outros países e territórios de língua francesa. No Suriname se prepararam vários documentos em holandês.

A avaliação realizada no ano 2001 sobre os resultados e ações principais em cada um dos países indica também que as expressões locais ampliam e multiplicam os ganhos, o que dá um impulso sinérgico à comemoração regional do DIAA, no marco global das diversas celebrações mundiais sobre o dia da água . Em 2001 todos trabalharam o mesmo tema e destacaram a água e a saúde.

O País Capital da Água

A partir do ano 2002 foi instituído o sistema de “País Capital da Água” em forma de rodízio, com o objetivo de demonstrar o pan-americanismo e promover a equidade cada vez mais importante nas ações do DIAA. Para o 2002, o Grupo Internacional de Coordenação selecionou a El Salvador como País Capital, devido às dificuldades que vem enfrentando nos últimos anos por desastres naturais que têm afetado a qualidade de vida da população.

Em El Salvador, várias organizações locais estão preparando um amplo programa de ação e projetos específicos para receber eventual apoio externo no âmbito das comemorações do DIAA.

Dia da Informação sobre Água

O Consórcio de Webs de Água, em cooperação com a Associação Americana de Recursos Hídricos (AWRA) organizará o “Dia da Informação sobre Água”,

durante o III Fórum Mundial da Água (World Water Fórum ou WWF-3) em Quioto, Japão, entre 16 e 23 de março de 2003. A disseminação e troca de informação e conhecimento são fatores chave no apoio ao uso sustentável da água e do solo, mas raramente são foco de atenção das reuniões internacionais.

Como a tecnologia da informação, incluindo Internet, influenciará a situação mundial da Água? O “Dia da Informação sobre Água” explorará respostas a esta pergunta e chamará a atenção para a importância da informação e da tecnologia da informação no apoio a tomada de decisões em todos os níveis do governo e pelo público. Outras questões serão discutidas nesse Dia, incluindo a necessidade, de todos os setores de informação, de dados confiáveis e no tempo certo, para apoiar o manejo dos recursos hídricos e de solo; a importância do acesso a tecnologias de manejo de solo e água apropriados, a implementação e adoção de padrões para facilitar o intercâmbio de informação na Internet, e o crescente uso de portais na Internet para assistir aos usuários na busca

de informação.

Como você, como um membro da Rede Interamericana de Recursos Hídricos (IWRN) pode ajudar?

Você pode participar na preparação do “Dia da Informação sobre Água” através das discussões que acontecerão nos próximos meses, no Fórum Virtual da Água do WWF3, sobre “Desafios e Questões da Informação sobre Água”, moderadas pelo membro do Comitê Executivo da RIRH, Faye Anderson.

Esse fórum está localizado na categoria “Sharing/Disemination of

Information” – no

http://www.worldwaterforum.org

/flogin/en/top_flogin

(você tem de se registrar e entrar com uma senha).

Você também pode desejar participar da Cúpula de Informação sobre Água do Consórcio de Webs de Água – Perguntas sobre a reunião podem ser enviadas para o email:

Finalmente, você pode desejar apresentar um pôster ou trabalho no WWF3 quando de seu registro na Internet, para compartilhar e disseminar informação sobre água. Contate Faye Anderson no e-mail: FAYEANDERSON2@aol.com para esclarecimentos sobre participação no “Dia da Informação sobre Água”.

Organização:

Além de palestras e painéis, o “Dia da Informação sobre Água” terá uma grande exposição de pôsteres para dar às organizações uma oportunidade de apresentar seus usos e aplicações de tecnologia da informação. A sessão de um dia reunirá especialistas e profissionais da tecnologia da informação dos setores público e privado, academia e um amplo espectro de usuários interessados em discutir como a tecnologia da informação pode contribuir para o melhor manejo da água.

Uma pré-conferência do “Dia de Informação sobre Água” acontecerá na V Cúpula de Informação sobre Água deste ano: “Perspectivas Regionais sobre Política de Informação sobre Água e estudos de caso sobre o desenvolvimento do Portal de Água”, em Ft. Lauderdale, Flórida, entre 23 e 25 de outubro. Durante a Cúpula, grupos de trabalho ajudarão os participantes a estruturar as questões sobre informação para apresentação e discussão no WWF3.

O Consórcio de Webs de Água é um grupo de organizações cujo objetivo é promover o uso efetivo de Internet para disseminar informação sobre água e compartilhar experiências de manejo de água ao redor do mundo. AWRA

tem representação no Consórcio desde sua fundação e membros do Consórcio têm apresentado trabalhos em várias reuniões da AWRA.

O Consórcio está envolvido com treinamento e capacitação na aplicação de ferramentas baseadas em Internet e dá assistência na construção de Websites que enfocam dados e informação sobre água. Atualmente, o Consórcio está trabalhando com a UNESCO para desenvolver um “Portal de Águas para as Américas” que servirá como um protótipo para outros portais regionais de água.

E-mail:

Amigo da água

Igualmente, a partir de 2002 está sendo instituído o “Prêmio Amigo da Água”, que será oferecido pela primeira vez no ano 2003.

Cumprimentos a todos os países que a cada dia mostram

que com a participação ativa de nossas comunidades

podemos avançar para um futuro melhor!

Leave a Reply

Your email address will not be published.