
Um grupo de cartunistas está lançando o livro “Aquecimento Global em cartuns” para mostrar o risco que o planeta e a humanidade correm. Os autores participantes foram convidados a fazer um traçado sobre as consequências do aquecimento global, e assim, despertar a sociedade para a seriedade do problema.
Os cartuns abordam a questão do aquecimento global com bom humor e bastante irreverência que visa a expressar, através do humor gráfico, um alerta sobre a importância da preservação ambiental em nosso planeta.
O cartunista Léo Valença desenvolveu o projeto do livro em parceria com o portal Brazil Cartoon, que realizou um processo de seleção de cartunistas, onde foram selecionados 25 trabalhos inscritos para a publicação.
Cada cartunista selecionado e autor participante da publicação contribui com um cartum que ele desenvolveu sobre o tema. Os autores participantes são: Léo Valença, Leite, Jottas, Da Costa, Jorge Barreto, Alex Larcher, J. Bosco, Waldez Duarte, Alan Souto Maior, José Alves Neto, Casso, Ferreth, Kampos, Lederly Mendonça, Jota A, Lex Franco, Gustavo Oliveira, Bira Dantas, Marcelo Rampazzo, Melo, Marcos Noel, Adriano Louzada, Moises Macedo, Max e Edra.
O livro poderá ser comprado pelo site da editora POD no link abaixo:
http://www.podeditora.com.br/produtos.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=subcategoria&codigo_categoria=1&codigo_subcategoria=28
A utilização do POD – Print On Demand, impressão sob demanda – é um recurso de alta tecnologia de preservação do planeta, disponível há alguns anos e de eficiência comprovada. O que vem a ser o POD?
Mais do que um recurso tecnológico, em si, o POD é uma ferramenta de administração de recursos: ao invés de produzir estoques de livros impressos, estes são impressos à necessidade em que são requeridos. Dessa forma, evita-se desperdício financeiro e ambiental.
Tetra Pak oferece Concurso de Esculturas com materiais reciclados
A Tetra Pak lançou recentemente o Concurso Esculturas Urbanas, voltado para jovens universitários dos cursos de Artes Plásticas, Artes Visuais, Arquitetura, Design Gráfico e Industrial. Os projetos devem ter entre 6 m³ e 8 m³ e utilizarem materiais provenientes da reciclagem de embalagens longa vida (resina plástica, pó de alumínio ou placas de material reciclado).
O Concurso tem abrangência nacional e visa incentivar as reflexões sobre sustentabilidade em produções artísticas.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 31 de março de 2011 no site:
www.esculturasurbanas.com.br/site.
Os 15 melhores projetos, selecionados por uma Comissão de profissionais da área, receberão os materiais necessários para execução da obra. Os trabalhos serão expostos na Praça Victor Civita, em Pinheiros, São Paulo (SP), em agosto de 2011.
Resíduos urbanos na pauta
No dia 30 de março (quarta-feira), a partir das 8h45min, especialistas e pesquisadores refletirão sobre os desafios e soluções para a gestão de resíduos sólidos urbanos em encontro internacional na Escola Politécnica (EP), com transmissão ao vivo pela web em:
www.iptv.usp.br.
O encontro “Resíduos Sólidos Urbanos e seus Impactos Socioambientais” discutirá o tema a partir de cinco perspectivas:
1) o impacto no meio ambiente;
2) a trajetória das políticas públicas na área dos resíduos sólidos;
3) o papel dos catadores na gestão compartilhada;
4) o manejo dos resíduos sólidos urbanos e o caminho para a sustentabilidade;
5) a experiência da cidade de Borå, Suécia.
A experiência da cidade de Borås é um exemplo de articulação, participação comunitária, pesquisa acadêmica e gestão dos resíduos, com 100% de recuperação e introdução em uma nova cadeia de valor, seja ela energética ou de reciclagem.
O encontro é uma realização do IEA, Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (Procam), EP, Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) e Universidade de Borås, Suécia. A Comissão Organizadora do encontro é coordenada pelos professores Maria Cecília Loschiavo (FAU e Procam), Sylmara Gonçalves Dias (PUC-SP) e Wagner Costa Ribeiro (FFLCH, IEA e Procam). O evento conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente do Brasil, da Prefeitura de Borås, do Instituto de Pesquisa Técnica da Suécia e de BijaRi.
Local
Auditório Prof. Francisco Romeu Landi, Edifício Eng. Mario Covas, Escola Politécnica da USP, Av. Luciano Gualberto, Travessa 3, 380, Cidade Universitária, São Paulo — A LOTAÇÃO DO AUDITÓRIO ESTÁ ESGOTADA.
Web
O evento terá transmissão ao vivo (no menu à direita na página, clique no link “Transmissões”, depois em “Ao Vivo” e localize a transmissão do evento entre as opções exibidas na parte inferior da página).
Informações:
Inês Iwashita (ineshita@usp.br), tel. (11) 3091-1685.
Leave a Reply