Dia Mundial das Áreas Úmidas destaca importância das florestas

Em 2 de fevereiro de cada ano é o Dia Mundial das Áreas Úmidas (banhados, pantanais) (DMAE em que se comemora a data em que foi adotada a Convenção sobre as Áreas Úmidas (banhados, pantanais) a Convenção de Ramsar – nome da cidade onde foi assinado o convênio internacional, em 2 de fevereiro de 1971.

Desde 1997 anualmente organismos oficiais, organizações não governamentais e grupos de cidadãos de diferentes comunidades aproveitam a oportunidade para realizar atividades encaminhadas a aumentar a sensibilização do público acerca da importância das áreas úmidas (banhados, pantanais) e os benefícios insubstituíveis que estes sistemas naturais aportam às populações humanas.

“As áreas úmidas (banhados, pantanais) e as florestas” é o tema do Dia Mundial das Áreas úmidas (banhados, pantanais) 2011. Nosso lema é simples, alerta a Convenção – bosques para água e áreas úmidas (banhados, pantanais) -, já que nos permite pensar no lugar que os bosques têm em nossas vidas. Por exemplo, as áreas úmidas (banhados, pantanais) arborizados e os benefícios que aportam os pantanais os bosques de áreas úmidas de turfa. As florestas de água doce, biologicamente diversas, nos ajudam provendo água e prestam muitos outros serviços em todo o planeta.

Além disso, as áreas úmidas (banhados, pantanais) e seus bosques – já que é freqüente que eles existam – desempenham funções vitais no sequestro do carbono. Por isso são também nossos aliados para enfrentar as mudanças climáticas.

Entretanto, e apesar de sua utilidade, se encontram muitas vezes sob a ameaça do desenvolvimento não planejado e a urbanização, a drenagem e a transformação do uso das terras – adverte a Convenção.

Importância dos bosques fluviais.

Na Argentina um caso exemplar são os magníficos bosques das áreas úmidas (banhados, pantanais) da planície aluvial dos rios Paraná e Paraguai. Ibirá pitá, seibo, timbó, curupí, ubajay e palmeiras são algumas das numerosas espécies destas florestas de galeria que cobrem as ribeiras dos cursos de água e ilhas fluviais – indicou Julieta Peteán, do programa de áreas úmidas e pesca da ONG Proteger.

Estas florestas insulares constituem um reservatório de biodiversidade único em seu tipo no país e região, cumprindo também funções de alto valor como – entre outra s- purificação da água, recarga de aqüíferos, e mitigação de inundações e secas.

Sua altíssima produtividade e diversidade biológica explicam por outro lado a excepcional diversidade de espécies aquáticas; mais de 220 espécies de peixes são um claro indicador. “Estas áreas úmidas (banhados, pantanais) são enormes criadouros naturais de peixes; tem portanto um extraordinário valor”, destacou Peteán.

Cabe recordar que precisamente nesta região se designaram no início da década o sitio Ramsar Áreas Úmidas Chaco e o sitio Ramsar Jaaukanigás (Santa Fé) – lindeiros e que totalizam 1 milhão de hectares. PROTEGER iniciará o Dia Mundial 2011 com a plantação durante todo o ano de espécies arbóreas autóctones.

O papel das florestas e as áreas úmidas

O papel das florestas – úmidas ou não – em nossas vidas e porque importa ocupar-se eles e protegê-los, é porque são essenciais para toda a vida humana; a disponibilidade de água doce em escala mundial depende de nossos bosques. O mesmo vale, em grande medida,para a qualidade da água.

Por outra parte, a saúde de nossas áreas úmidas (banhados, pantanais), arborizadas ou não, está vinculada à perenidade das florestas de nossas bacias hidrográficas. O desmatamento e a degradação dos bosques faz com que se percam e degradem áreas úmidas (banhados, pantanais) e a disponibilidade de recursos vitais como a água e espécies aquáticas ligadas à alimentação e bem-estar humanos.

“Não podemos viver sem os bosques terrestres ou em áreas úmidas (banhados, pantanais) arborizadas, pelas funções essenciais que desempenham em nossas vidas aportando água, alimentos, meios de vida, atividades recreativas, culturais, turismo… e muito mais” –destacam os especialistas na Convenção Ramsar.

Convenção Ramsar

• Dia 2 de fevereiro de cada ano se comemora a data em que foi aceita a Convenção sobre as Áreas úmidas (banhados, pantanais) a Convenção de Ramsar; milhares de pessoas realizam atos para aumentar a sensibilização do público acerca do valor das áreas úmidas (banhados, pantanais).

• O lema para 2011 é “As Áreas Úmidas (banhados, pantanais) e os Bosques”, já que foi proclamado pelas Nações Unidas como o Ano Internacional dos Bosques.

• Este ano é muito especial já que a Convenção Ramsar celebra seu 40º aniversário, sendo um dos primeiros convênios ambientais em âmbito internacional.

Leave a Reply

Your email address will not be published.