
O Banco Interamericano de Desenvolvimentoo (BID) aprovou um mecanismo de empréstimo de até US$42 milhões a longo prazo para financiar um máximo de oito hotéis Marriott, que serão construídos pela Caribe Hospitality SA na Costa Rica, Nicarágua, Guatemala, Panamá, Jamaica, Trinidad e Tobago e México, que cumpram com as normas ambientais e de sustentabilidade em âmbito mundial.
Para receber financiamento os hotéis devem obter a certificação de Liderança em Energia e Projeto Ambiental (LEED), que se tornou o standard dominante para projetos de construções sustentáveis, exigindo edificações que cumpram parâmetros específicos em áreas como a conservação de energia, a eficiência no uso da água, emissões de CO², a qualidade ambiental interior e a gestão de recursos.
Além de seus benefícios econômicos e ambientais, a certificação LEED torna-se uma poderosa ferramenta de marketing que poderia gerar maiores ingressos de divisas e mais empregos no setor do turismo e hotelaria nos países beneficiados com as obras.
Na América Latina e Caribe, a maioria dos edifícios com certificação LEED até agora são escritórios ou espaços comerciais localizados principalmente no México e Brasil.
Corredor Ecológico lança voucher para plantio de árvores no Vale do Paraíba
Neste mês, a Associação Corredor Ecológico do Vale do Paraíba lança o voucher árvore-cidadã. A iniciativa faz parte do Programa Arvorecer, do Projeto Corredor Ecológico, que tem o objetivo de preservar e restaurar 150 mil hectares de Mata Atlântica, na porção paulista da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul, nos próximos dez anos.
Com R$ 15,00, pessoas físicas e jurídicas podem adquirir o voucher com um número exclusivo de identificação, efetuar o plantio online e acompanhar o crescimento da árvore. As áreas de plantio estão disponíveis no Google Mapas. A compra pode ser realizada pelo e-mail: contato@corredordovale.org.br.
Além dos benefícios ambientais, o Projeto Corredor Ecológico desenvolve atividades econômicas com pequenos produtores nos municípios de São Luís do Paraitinga, Lorena e Guaratinguetá, envolvendo a população do entorno, com geração de renda e valorização cultural.
Para saber mais sobre o Projeto Corredor Ecológico do Vale do Paraíba acesse: www.corredordovale.org.br.
Leave a Reply