
Estão abertas as inscrições para o Curso de Capacitação e Difusão Tecnológica para técnicos de nível superior e demais interessados que atuam na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, oferecido pela Universidade de Brasília e instituições colaboradoras, com apoio do do CNPq/CT-HIDRO/ANA.
O CURSO II será realizado no primeiro semestre de 2011, inclui as disciplinas 4, 5 e 6. Os temas centrais são:
1. O Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos;
2. Gestão de Recursos Hídricos no Brasil;
3. Vivências e Experiências na Gestão de Recursos Hídricos.
A Disciplina 4 será realizada a distância entre 7 e 27 de fevereiro de 2011, na plataforma do CESPE-UnB (20 horas), e a previsão para as disciplinas presenciais é de a Disciplina 5 ser realizada entre 31 de março e 2 de abril de 2011, em Itumbiara-GO (20 horas) e a Disciplina 6 entre 28 e 30 de abril de 2011, em Uberlândia-MG (20 horas).
Matrícula: Acesse www.gie.cespe.unb.br e cadastre-se na plataforma.
Vagas: As 60 vagas serão preenchidas por ordem de matrícula (haverá lista de espera).
Custos: Os custos são cobertos pelo projeto autorizado pelo CT-HIDRO, exceto custos de viagem e hospedagem nas cidades onde se realizam as disciplinas presenciais.
Início da disciplina a distância: No começo de fevereiro de 2011 o participante receberá um email com instruções de como acessar a sala de aulas virtual e, em 07/02/2011, começam as aulas.
Contatos: cursos.paranaiba@gmail.com
Atenção: Não é preciso ter feito o Curso I (Disciplinas 1, 2 e 3) para se inscrever no Curso II. Ao inscrever-se no Curso II, você está inscrevendo-se nas disciplinas 4, 5, e 6.
SP mostra mundo da água em exposição interativa
Foi aberta em 26 de novembro, em São Paulo, a exposição científica e interativa Água na Oca. Realizada pelo Instituto Sangari, em parceria com o Museu de História Natural de Nova York, a mostra ocupa 8 mil m² do Pavilhão da Oca, no Parque Ibirapuera, na zona sul da capital paulista.
Antes do Brasil, a exposição já havia sido realizada nos Estados Unidos, Canadá e Austrália com o nome Water: H20 = Life. No Brasil, de acordo com os organizadores, a exposição ganhou dimensões quase dez vezes maiores do que a versão original.
Aliando ciência, arte e tecnologia, a mostra é composta por instalações interativas, obras de arte, peças de acervo museológico, aquários reais e virtuais, fotografias e instalações audiovisuais. Além disso, também conta com programação de palestras, workshops e um extenso programa educacional voltado para estudantes das redes pública e privada de ensino.
A exposição é dividida por temas, de acordo com cada andar do Pavilhão da Oca. No subsolo do prédio, por exemplo, são apresentadas obras de arte relacionadas à água, com cinco trabalhos de artistas brasileiros. Já no térreo foram dispostos aquários com mais de 60 espécies de peixes e uma abordagem sobre a ameaça da pesca predatória.
Por sua vez, no primeiro andar o público depara com a fúria das enchentes e suas consequências. Por fim, no segundo andar é exibido um filme com 8 minutos de duração sobre a trajetória de uma moeda ao cair no mar.
A exposição ficará em cartaz até 8 de maio de 2011.
Mais informações: www.aguanaoca.com.br.
Fonte: Agência Fapesp.

Leave a Reply