Prêmio CEMPRE 2010 abre temporada de inscrições

Foto: CEMPRE.

O CEMPRE – Compromisso Empresarial para a Reciclagem já abriu as inscrições para o Prêmio CEMPRE 2010. Até o dia 30/08 cooperativas de catadores de lixo, fundações, instituições, universidades e mesmo pessoas físicas de todo o país com projetos de ampliação da coleta seletiva de resíduos sólidos pós-consumo poderão inscrever seus trabalhos via email – mailto:marketing@cempre.org.br, via correspondência – à rua Bento de Andrade, 126, São Paulo, SP, CEP: 04503-000 – ou pessoalmente, no mesmo endereço, até às 17h30 do dia 30/08.

Os trabalhos poderão ser inscritos em duas categorias diferentes – “Cooperativas de Catadores”, específica para entidades do gênero, e “Inovação Tecnológica”, na qual entrarão os trabalhos provenientes de outras instituições e pessoas físicas participantes. Para concorrer ao prêmio todos os trabalhos deverão estar em andamento, apresentar resultados e detalhar as informações solicitadas pelo regulamento que está publicado no site do Cempre – www.cempre.org.br.

Os vencedores de cada uma das categorias – cinco ganhadores para a categoria “Cooperativas de Catadores” (um de cada região do país) – e dois vencedores para a área de “Inovação Tecnológica” – uma pessoa física e outra jurídica – receberão certificado e troféu do Cempre, e terão seus projetos divulgados para o mercado empresarial e imprensa nacional.

“O prêmio vai reconhecer trabalhos que em meio à diversidade socioeconômica e cultural brasileira conseguem organizar com sucesso a coleta seletiva voluntária e contribuir para a redução de impactos ambientais e para o crescimento da indústria da reciclagem”, diz Victor Bicca, presidente do Cempre . “A iniciativa também nos ajudará a formatar um banco de dados atual sobre projetos que reduzem impactos ambientais, partilham a responsabilidade pelo descarte correto do lixo entre governo, empresas e cidadãos, e que deverão interagir diretamente com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), projeto de lei que estabelece diretrizes nacionais para a reciclagem, ainda em votação”, diz André Vilhena, diretor executivo do Cempre.

Uma comissão julgadora, composta por executivos de empresas mantenedoras do Cempre e especialistas em sustentabilidade avaliará os trabalhos conforme critérios específicos para cada uma das categorias de premiação. Os vencedores serão revelados em novembro deste ano, durante o seminário Recicle Cempre, organizado anualmente pela Ong durante a FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente e Sustentabilidade – em São Paulo.

Especialistas debatem deslizamentos

Reunir especialistas para discutir aspectos fundamentais da segurança das barragens é a proposta da 7ª. Conferência sobre Barragens, que a IBC promoverá em São Paulo, entre os dias 17 e 18 de maio. Participam do evento representantes do Depto. de Engenharia da PUC-Rio, Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas, Geotec, Holanda Engenharia, T&G Engenharia, CERB, Terratek e Overseas Gestão de Riscos, entre outros.

Na abertura do encontro, o coordenador do grupo de segurança de barragens da CERB, Carlos Henrique Medeiros, avalia a importância de um plano de gestão de riscos para garantir a segurança das barragens. Convidado a fazer considerações geomecânicas para a segurança das barragens, participa do encontro o professor do Depto. de Engenharia Civil da PUC-RIO, Alberto Sayão, ex-presidente da Ass. Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica. Em seguida, a professora Ana Laura Nunes, pesquisadora da COPPE – UFRJ e presidente do Comitê Brasileiro de Mecânica das Rochas, fala sobre as técnicas de investigação e instrumentação das barragens.

Dando continuidade às palestras técnicas, o evento promoverá um painel de discussão sobre as responsabilidades da Geologia de Engenharia Geotécnica na implantação de um empreendimento. O debate será conduzido pelo geólogo e consultor Álvaro Rodrigues dos Santos e abrirá espaço para as considerações dos participantes.

Além da questão da segurança das instalações, integra a pauta da conferência uma análise do projeto de Lei 168 que estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens – PNSB e cria o Sistema Nacional de Informações sobre Segurança de Barragens – SNISB. A apresentação ficará a cargo do relator do projeto, Senador Gilberto Flávio Goellner (DEM-MT).

Encerra o encontro um workshop sobre a instrumentação estática e dinâmica de barragens, com trabalhos conduzidos pelo diretor da Terratek, Alberto Ortigão. A 7ª. Conferência sobre Barragens é uma iniciativa da IBC, empresa do Informa Group, com o apoio da APMPE, ABRAGE, CERPCH, ABgnv, ABRH, ABDAN, Mineropar e da Ass. dos Engenheiros Politécnicos da USP.

As informações sobre o evento estão no site:

www.informagroup.com.br.

Leave a Reply

Your email address will not be published.