O Prêmio Fiema divulgou a lista dos finalistas da sua segunda edição. São nove selecionados, três em cada uma das categorias: Educacional, Tecnologia Ambiental e Socioambiental. Os vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, que ocorrerá no dia 28 de abril, às 16h, no estande do projeto, dentro da área de exposição da Fiema Brasil 2010.
A exemplo da primeira edição, em 2008, nesse segundo Prêmio Fiema, os organizadores procuraram incentivar a revelação de trabalhos voltados à conscientização e preservação ambiental, focados na sustentabilidade e desenvolvidos em todos os pontos do país. Ampliando sua abrangência em relação à versão anterior, a distinção recebeu mais de 120 projetos, vindos de estados como Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul. A comissão avaliadora foi formada por Fernando Marinho, Cláudia Echevenguá Teixeira, Vânia Schneider, Denise Alves Fungaro, Geraldo Reichert e Suzana Maria De Conto. Os finalistas são:
Educacional
– Sustentabilidade Criativa – Incentivando o uso racional da água (Sociedade Radiodifusora Encantadense)
– O Samae aprendendo a não perder (Samae)
– Curta Ambiente: concurso de documentários ambientais com alunos da rede pública estadual (Instituto Ambiental Vidágua)
Tecnologia Ambiental
– Técnicas para Tratamento e Aproveitamento de Águas Ácidas Residuais da Mineração de Carvão (Laboratório de Tecnologia Mineral e Ambiental – LTM/UFRGS)
– Tecnologias utilizadas para redução de emissões de gases do efeito estufa (Celulose Irani)
– Reciclador caseiro de resíduos de óleo (Reciprátik Industrial)
Socioambiental
– Convivência com a realidade semi-árida, promovendo o acesso a água, solidariedade e cidadania (CEFPS)
– Viva o Taquari Vivo (Associação Comercial e Industrial de Lajeado)
– Ação socioambiental realiza plantio de 20,6 milhões de árvores nativas e contribui para a recuperação da flora e fauna da Mata Atlântica (Bradesco Capitalização) .
Rede Waterlat promove Confererência em outubro
A Rede de Pesquisa Waterlat, que congrega pesquisadores da Europa e América Latina, dedicados aos estudos dos recursos hídricos, convida para a inscrição de trabalhos à Conferência Internacional da Rede Waterlat – “Tensão entre justiça ambiental e justiça social na América Latina: o caso da gestão da água”, que será realizada entre os dias 25 e 27 de outubro de 2010 no Memorial da América Latina, São Paulo, SP.
A Conferência está organizada em torno a três temas centrais que estruturam as atividades de cada dia do evento:
25/10: A tensão entre justiça social e justiça ambiental na gestão da água;
26/10: Conflitos ecológicos distributivos relacionados à água;
27/10: Confrontando a vulnerabilidade e indefensabilidade social relacionadas às ameaças hídricas.
Temas transversais:
I. Geopolítica da água, gestão de águas transfronteiriças;
II. Grandes obras de infraestrutura hídrica;
III. Riscos, ameaças hídricas e vulnerabilidade.
Informações complementares: www.waterlat.org.
Leave a Reply