
As belezas naturais da Costa Rica, que incluem cachoeiras, florestas, praias virgens e diversificada fauna, são perceptíveis ao primeiro olhar do turista que chega à região. O resort Paradisus Playa Conchal se preocupa não só em manter essa riqueza, mas também em oferecer serviços com base numa diretriz ambientalmente responsável, tanto que desde 2005 seu sistema de gestão ambiental está certificado pela norma internacional ISO 14001. A unidade conta com um departamento exclusivo para tratar do cumprimento da norma e da melhora contínua das ações propostas.
O primeiro passo, explica o engenheiro e gerente de Qualidade Ambiental do hotel, Mauricio Ramírez, foi implementar as medidas práticas tais como a instalação de novos medidores de água para otimizar o consumo; sensores nas torneiras; tratamento e reaproveitamento das águas residuais para regar jardim e campos de golfe; instalação de sensores de movimento e calor nas suítes e utilização de lâmpadas com maior eficiência energética; instalação de secadores de mãos; substituição de aparelhos de ar condicionado por outros mais eficientes (gasto 45% menor de energia); controle das emissões de gás de veículos e reciclagem. O hóspede também foi incluído no processo ao ser convidado a reutilizar toalhas, contribuir financeiramente com as áreas de conservação ambiental nas imediações do hotel e usar adequadamente os cartões para economia da eletricidade nos quartos.
De acordo com Mauricio Ramírez, os investimentos para desenvolvimento e implantação do sistema ISO 14001 foram de € 120.000, utilizados para capacitação, infraestrutura, entre outros. “Com este sistema, buscamos evitar, reduzir e/ou controlar a contaminação que geramos com a nossa operação. O hotel se comprometeu altamente com o meio ambiente e não temos nos preocupados tanto com o custo e sim em estar realizando nossas operações de uma maneira amigável com o ambiente”.
Desde 2004, o hotel já reciclou mais de 325 toneladas de materiais diversos (alumínio, papel, plástico, vidro, baterias, etc); mais de 780 cartuchos de tonner de impressora e mais de 30 mil litros de óleo gerado nas cozinhas. O Paradisus Playa Conchal está sempre se renovando para atualizar suas técnicas e cumprir a legislação ambiental do País. Há também uma brigada de incêndio e o Programa Bandeira Azul Ecológica, para conservação das praias da região e o seu desenvolvimento responsável.
Sobre a ISO 14001
A norma ISO 14001 foi criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas diárias. A ISO 14001 exige que a empresa assuma um compromisso com a proteção ambiental e prevenção da poluição e promova melhorias contínuas, como parte do ciclo natural de gestão empresarial. Sua adesão é voluntária, não há obrigatoriedade legal.
Palha de arroz na fabricação de móveis
A sustentabilidade não é só um conceito, é uma prática constante em todos os processos da americana Haworth. Para a segunda maior fabricante de móveis corporativos do mundo, aproveitar todos os recursos naturais da melhor maneira possível para não danificar o meio ambiente e ajudar em sua manutenção promovendo também os aspectos sócio-ambientais de cada região, é importante na hora da concepção de seus produtos e negócios.
Um exemplo disso é a utilização da palha de arroz prensada – a casca representa 25% do peso de todo o arroz colhido – na fabricação das superfícies das estações de trabalho da linha AllWays da Haworth, concebida em sua filial da China. Este sistema é flexível e sustentável, por conter aço, alumínio, filme de polietileno e material de embalagem 100% reciclável, a linha é formada por 4 sistemas de estação de trabalho independentes.
Além de ser livre de cromo hexavalente, Clorofluorcarbono e PBDE’s, cada peça dos sistemas é intercambiável, ou seja, foi desenhada para solucionar as necessidades de reconfiguração dos espaços de trabalho que, por serem dinâmicos, modificam-se constantemente.
Fabricada com energia eólica (renovável), energia utilizada em todas as suas fábricas no mundo, a linha AllWays da Haworth é produzida na China, um dos maiores produtores de arroz do mundo. O país dispõe de 230 milhões de toneladas de palha de arroz por ano que são descartadas após a colheita dos grãos, sendo aproveitados pela multinacional americana para a produção de mobiliários corporativos sustentáveis.

Leave a Reply