
Flávio André/PMJ.
Um exército bem diferente, composto por soldados-mirins entre sete e onze anos, reuniram-se no último dia 30 de setembro para um abraço coletivo em prol da nascente do córrego do Turi, principal afluente do rio Paraíba do Sul em Jacareí (SP). O ato simbólico reforça o compromisso de proteger essa importante área do município, localizado no Vale do Paraíba, a 70 km de São Paulo.
O grupo reune cerca de 240 crianças, alunos de uma EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) de Jacareí. Os guardiões “marcharam” da Rua Finlândia até a Rua Escócia, no bairro Jardim Colônia, onde acoteceu o abraço simbólico. O ato foi acompanhado pelo plantio de 200 mudas de árvores nativas, de espécies que ajudam a recompor o solo e, consequentemente, garantem a produção de água da nascente.
O encontro foi monitorado pela Secretaria de Meio Ambiente da cidade e pela empresa Fibria (união da Aracruz Celulose e da Votorantim Celulose Papel), responsáveis pela recuperação da área da nascente, juntamente com os moradores do bairro.
Além de ajudar no reflorestamento, as crianças assitiram a uma peça de teatro que traz como tema algumas questões ambientais, como a que envolve a preservação do córrego do Turi. Batizada de “Água nossa de cada dia”, a apresentação do grupo Cia. na Boca foi feita em dois horários, às 09h00 e às 14h00, em uma tenda montada especialmente para o evento na Rua Escócia.
Além dos trabalhos já realizados pela comunidade, a cidade de Jacareí também iniciou, em março deste ano, a maior obra de saneamento de sua história. Depois da conclusão, que está prevista para o segundo semestre de 2011, o índice de tratamento de esgoto saltará dos atuais 20% para 70%, reduzindo significativamente o despejo in natura no rio. O investimento total é de R$ 90 milhões,
Para 180 municípios, o rio Paraíba do Sul é a principal fonte de abastecimento de água para a população, irrigação agrícola e a indústria. É, ainda, utilizado para pesca e lazer por mais de 14,2 milhões de habitantes, incluindo moradores do Vale do Paraíba, de Minas Gerais e da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Encontro Internacional sobre Governança da Água
Entre os dias 19 e 23 de outubro a Rede GovAgua e o Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) realizam o Encontro Internacional – Iniciativas de Cooperação Acadêmica na Governança da Água- Experiências da América Latina e da Europa.
A finalidade desta rede é aprofundar o entendimento do funcionamento das bacias hidrográficas, para ampliar a capacidade da gestão através de uma visão integrada e interdisciplinar para desenvolver estudos e ferramentas conceituais a partir das experiências concretas de diversos países. Este processo está sendo realizado com o diálogo das experiências européias e latino americanas para contribuir na consolidação de dinâmicas regionais que estimulem intercâmbios e esforços mútuos na formação acadêmica de pós graduação.
O projeto tem coordenação geral do PROCAM/USP e tem como parceiros as universidades de Campinas, Federal da Bahia, Mayor de San Simon, em Cochabamba, (Bolivia), de Concepción (Chile), del Valle em Cali (Colômbia), de Wageningen (Holanda), Ecole Nationale du Genie Rurale dês Eaux et Forets (França); University of Greenwich, e o Internacional Water and Sanitation Centre (Holanda).
O Encontro se divide em três tipos de atividades:
1) Curso do Projeto GovAgua sobre Governança da Água- Teoria, Métodos e Aprendizagens Sociais;
2) Conferência de Abertura e 5 Mesas Redondas e
3) Sessão de Pôsteres.
O Curso visa a divulgar um dos resultados do projeto GovAgua focado na produção de material didático para estudantes, profissionais e técnicos governamentais sobre Governança da Água – perspectivas teóricas, metodologias de gestão compartilhada e participativa e exemplos de práticas em perspectiva comparada América Latina e Europa.
Serão realizadas uma conferência de abertura e cinco mesas-redondas: Governança da Água; Serviços Ambientais e Água; Serviços Públicos: Água e Saneamento; Cenários: Escassez, Mudanças Climáticas e Alternativas de Governança Global; Gestão de Águas Costeiras e Estuarinas.
Informações e Inscrições em: www.usp.br/procam.
Leave a Reply