Cloro, hipoclorito de sódio ou água sanitária?

É comum a dúvida de definições entre cloro, hipoclorito de sódio e água sanitária. Tal confusão acontece até com pessoas ligadas à indústria de cloro- soda. Por isso, resolvemos abordar nessa edição, a diferença entre os três produtos.

O Cloro é obtido por meio da eletrólise (decomposição de substâncias por eletricidade) da solução de cloreto de sódio (sal comum) e água. Sua forma inicial é de gás, mas após ser purificado e comprimido a baixa temperatura, transforma-se em um líquido claro de cor âmbar. Trata-se portanto de um gás liquefeito, e é nesta forma que chega às estações de tratamento de água e às indústrias, que o utilizam como matéria-prima para o PVC, para o branqueamento de celulose, para fabricação de produtos para tratamento de piscinas e para diversas outras utilizações. O cloro é também utilizado como matéria- prima na produção de cloreto de hidrogênio, ácido clorídrico, dicloroetano e hipoclorito de sódio.

O hipoclorito de sódio (“hipo”) é um produto obtido a partir da reação do cloro como uma solução diluída de soda cáustica. O produto comercial, utilizado somente pelo setor industrial, como por exemplo na fabricação de desinfetantes para indústria de alimentos, é uma solução aquosa que contém de 10% a 14% de cloro ativo.

Uma forma de expressar a concentração é, por exemplo, porcentagem em massa: “14% de hipoclorito de sódio”, ou ainda, expressar na unidade % de “cloro ativo”. Para se saber o teor equivalente de cloro ativo, basta multiplicar o teor de hipoclorito por 0,953. Este fator é constante. Uma solução a 14% de hipoclorito equivale a 13,34% de cloro ativo. Uma solução a 10% de “hipo” equivaleria a 9,53% de cloro ativo. A unidade “cloro ativo” serve para comparar os produtos à base de cloro em termos de concentração de produto. Isso significa que essa solução tem concentração equivalente a essa quantidade de cloro. A confusão acontece porque o “hipo” é popularmente conhecido (erroneamente) como “cloro líquido”. Por exemplo, o cloro gás liquefeito tem 100% de cloro ativo, enquanto que o hipoclorito de sódio tem de 10 a 14% de cloro ativo.

O hipoclorito de sódio, em alta concentração, só é comercializado no atacado e chega ao consumidor doméstico somente na forma de água sanitária.

A utilização de cloro e hipoclorito de sódio concentrado só deve ser realizada sob a supervisão de um técnico habilitado.

Água sanitária

A água sanitária é uma solução aquosa que contém 2,5% de cloro ativo. Assim, a dona-de-casa que usa “Cândida”, “Globo” , “Q. boa” e outras marcas, está utilizando água sanitária na limpeza de banheiros, desinfecção dos alimentos, limpeza da caixa d’água etc. Mesmo sendo uma solução diluída, ela possui forte poder germicida.

Curiosidade

Quando utilizado na desinfecção de água potável, a concentração de cloro é da ordem de 0,0002%, um porcentual 12 mil e 500 vezes menor do que seu teor na água sanitária.

Por legislação, o residual de cloro que deve permanecer na água, até a torneira do consumidor, é menor ainda: 0,00002% , ou seja, 125.000 vezes menor do que o teor da água sanitária.

Fonte

Os textos publicados nesse espaço têm como fonte a Abiclor. Mais informações:

www.clorosur.org/

Leave a Reply

Your email address will not be published.